Confira 4 dicas para lidar com o estresse no trabalho

Quem nunca teve vontade de bater o telefone na cara de um cliente ou xingar um colega de trabalho que atire a primeira pedra. Esses sentimentos não significam que você é intolerante ou mal-educada: muitas vezes eles são apenas resultados do estresse de trabalho.

É preciso entender que algumas situações enfrentadas no mundo corporativo inevitavelmente a deixarão estressada. Entretanto, são apenas fatos e reações isoladas. Manter-se estressada a maior parte do tempo pode prejudicar o seu desempenho, além de deixá-la mais propensa a problemas de saúde.

Algumas pessoas acabam desenvolvendo gastrite, depressão ou até problemas mais sérios como a Síndrome de Burnout por não saberem lidar com a pressão do dia a dia. A boa notícia é que há medidas para livrá-la de todos esses transtornos. Basta desacelerar e seguir algumas práticas diárias:

1. Seja organizada

Não manter a organização das suas atividades leva você a acumular tarefas. Esse acúmulo traz a perda de prazos, deslizes e faz você se sentir totalmente “sugada” e sem energia, com a sensação de que não vai dar conta de tudo.

E, na maioria das vezes em que isso acontece, realmente não dá. Por isso, procure manter os seus papéis e arquivos sempre em dia. Utilize uma agenda, inclusive, para anotar as tarefas pendentes.

2. Cuide de si mesma

Dedique um tempo à pessoa mais importante na sua vida: você mesma. Algumas mulheres chegam em casa, após longas jornadas de trabalho, e ainda se dedicam à família e aos afazeres domésticos. É claro que cuidar da família é importante, mas você não pode se deixar de lado. 

Dedique um tempo a atividades físicas. Pratique um hobby, se alimente bem e se cuide. Fazer coisas que a levem a se sentir bonita e feliz é uma forma de entender que existe vida fora do ambiente estressante de trabalho. 

3. Mantenha o foco

De nada adianta estabelecer prioridades se você vai permitir que pequenas distrações tirem o seu foco da tarefa que está desempenhando. Um telefonema, um e-mail ou até mesmo a chamada para uma notícia podem ser suficientes para esse desvio.

Enquanto você fica enrolando durante o expediente, tarefas vão se acumulando. E você certamente se sentirá pressionada quando começar a ser cobrada por elas, já com prazos curtos e mais difíceis de serem cumpridos. 

Fazer tudo rápido demais para se livrar logo também pode resultar em um trabalho que precisará ser refeito mais tarde. O resultado? Mais estresse. O ideal é manter o foco em cada tarefa e dedicar a ela o tempo necessário, de forma a desempenhar seu papel da melhor maneira possível para evitar possíveis ajustes e retrabalho.

4. Conheça seus limites

Algumas pessoas, por não saberem dizer “não”, acabam assumindo uma carga de trabalho muito maior do que podem cumprir. É claro que isso resulta em uma sensação de “preciso de férias!“. Afinal, missão dada deve ser missão cumprida, certo?

É por isso que você deve pensar bem antes de assumir responsabilidades. Se sentir que o trabalho está acima do que você pode fazer, converse com o seu superior. Se um colega pediu ajuda em uma tarefa, entenda que você pode ser solidária, mas precisa priorizar o seu trabalho.

E, dessa forma, respeitando seus limites, você vai se sentir mais motivada e satisfeita, com a sensação de dever cumprido.

Percebeu como pequenas atitudes do dia a dia podem ajudar a combater o estresse do trabalho? Se você gostou das dicas, compartilhe este post em suas redes sociais!

2 Comentários


  1. Excelente, Cristina! Tenho estado muito estressada, principalmente no meu atual emprego. Enquanto não arrumo algo melhor, vou seguir suas dicas. Acredito que posso melhorar. Obrigada e um beijo!

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