6 sinais que você precisa tirar férias

Você está o tempo todo estressada, não consegue relaxar, dorme pouco ou muito mal e não tem tempo para se dedicar à família? Preste atenção, pois isso pode ser um sinal de alerta: está na hora de você tirar férias!

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, muitas profissionais de diversos segmentos acabam mergulhando de cabeça na carreira. E, para obter o sucesso desejado, em alguns momentos acabam fazendo alguns sacrifícios, como abrir mão de momentos entre amigos e família, por exemplo.

No entanto, muitas mulheres não percebem estes e outros sinais que indicam a necessidade de reduzir a carga de trabalho e descansar. De forma sutil (e outras nem tanto), o corpo dá indícios de que é hora de parar e relaxar! Neste artigo, reunimos alguns sinais que você precisa se atentar. Acompanhe:

1. Você sente que seu rendimento está aquém do desejado

Este é um dos primeiros sinais de que você precisa tirar férias. Desde problemas de concentração até a lentidão para executar tarefas simples, estes podem ser sinais de que o cansaço está afetando o seu desempenho.

Muitas profissionais tendem a achar que um rendimento abaixo do normal está ligado à perda de interesse no trabalho, insatisfação com o atual emprego e até mesmo problemas externos. Contudo, para a grande maioria dos casos, alguns dias de descanso são o reset que seu corpo e mente precisa para voltar ao normal.

2. Você está sempre cansada

Se você está sempre exausta e não tem mais ânimo para realizar tarefas rotineiras ou para fazer coisas que gosta, este é mais um indicativo de que seu corpo precisa relaxar. O esgotamento físico pode desencadear, inclusive, problemas sérios de saúde, por vezes até crônicos, além de crises psicológicas. Observe esses detalhes e tenha cuidado!

3. Você dedica pouco tempo para sua vida pessoal

Você quase não tem tempo para curtir sua família e amigos? E quando você tem um tempo livre não sobra disposição para aproveitar momentos de lazer ou para cuidar de você? Se não há mais ânimo para curtir seus momentos de repouso, então, fique alerta! Este é mais um importante sinal de que você precisa se reconectar aos seus amigos e família.

4. Você não dorme direito

Uma boa noite de sono é fundamental para repor as energias e começar mais uma jornada de trabalho. No entanto, você sofre com o sono agitado, demora a desligar os pensamentos e, por vezes, passa noites em claro sem nem conseguir dormir.

Em sua maioria, esses problemas são ocasionados por alto nível de estresse e excesso de trabalho. Então, se você não consegue parar de pensar nas suas tarefas nem mesmo na hora de ir para a cama, está mais do que na hora de se programar e tirar férias.

5. Você vive irritada

Se você já não consegue encarar com bom humor situações cotidianas e questões no trabalho, talvez seja a hora de pensar em uma boa viagem de férias para recuperar a alegria de viver. Caso esteja lidando com frequência com atitudes e pensamentos negativos, sensação constante de frustração, então saiba que, na verdade, está sofrendo de uma forte irritação, provavelmente ocasionada pelo estresse do trabalho.

6. Você não pensa em nada além de trabalho

Mesmo depois de um dia exaustivo você ainda está pensando nas metas do mês ou naquela reunião? Se você dedica seus pensamentos e horas vagas para o trabalho, não pense duas vezes: está mais do que na hora de planejar aquelas férias que nunca acontecem.

Especialistas afirmam que tirar férias e desfrutar de momentos de lazer pode contribuir para o aumento da produtividade. Por isso é muito importante entender a importância do descanso dentro da rotina de trabalho. Se você deseja tirar férias, apenas se organize: deixe as tarefas em dia e delegue seus afazeres para os profissionais que irão substituí-la no período.

Com planejamento prévio, ficará ainda mais fácil desfrutar de momentos de lazer para repor as energias sem preocupações. Gostou dessas dicas? Comente em nosso post e conte para nós como você se programa para tirar suas merecidas férias. Queremos saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *