Quem nunca teve vontade de bater o telefone na cara de um cliente ou xingar um colega de trabalho que atire a primeira pedra. Esses sentimentos não significam que você é intolerante ou mal-educada: muitas vezes eles são apenas resultados do estresse de trabalho.
É preciso entender que algumas situações enfrentadas no mundo corporativo inevitavelmente a deixarão estressada. Entretanto, são apenas fatos e reações isoladas. Manter-se estressada a maior parte do tempo pode prejudicar o seu desempenho, além de deixá-la mais propensa a problemas de saúde.
Algumas pessoas acabam desenvolvendo gastrite, depressão ou até problemas mais sérios como a Síndrome de Burnout por não saberem lidar com a pressão do dia a dia. A boa notícia é que há medidas para livrá-la de todos esses transtornos. Basta desacelerar e seguir algumas práticas diárias:
1. Seja organizada
Não manter a organização das suas atividades leva você a acumular tarefas. Esse acúmulo traz a perda de prazos, deslizes e faz você se sentir totalmente “sugada” e sem energia, com a sensação de que não vai dar conta de tudo.
E, na maioria das vezes em que isso acontece, realmente não dá. Por isso, procure manter os seus papéis e arquivos sempre em dia. Utilize uma agenda, inclusive, para anotar as tarefas pendentes.
2. Cuide de si mesma
Dedique um tempo à pessoa mais importante na sua vida: você mesma. Algumas mulheres chegam em casa, após longas jornadas de trabalho, e ainda se dedicam à família e aos afazeres domésticos. É claro que cuidar da família é importante, mas você não pode se deixar de lado.
Dedique um tempo a atividades físicas. Pratique um hobby, se alimente bem e se cuide. Fazer coisas que a levem a se sentir bonita e feliz é uma forma de entender que existe vida fora do ambiente estressante de trabalho.
3. Mantenha o foco
De nada adianta estabelecer prioridades se você vai permitir que pequenas distrações tirem o seu foco da tarefa que está desempenhando. Um telefonema, um e-mail ou até mesmo a chamada para uma notícia podem ser suficientes para esse desvio.
Enquanto você fica enrolando durante o expediente, tarefas vão se acumulando. E você certamente se sentirá pressionada quando começar a ser cobrada por elas, já com prazos curtos e mais difíceis de serem cumpridos.
Fazer tudo rápido demais para se livrar logo também pode resultar em um trabalho que precisará ser refeito mais tarde. O resultado? Mais estresse. O ideal é manter o foco em cada tarefa e dedicar a ela o tempo necessário, de forma a desempenhar seu papel da melhor maneira possível para evitar possíveis ajustes e retrabalho.
4. Conheça seus limites
Algumas pessoas, por não saberem dizer “não”, acabam assumindo uma carga de trabalho muito maior do que podem cumprir. É claro que isso resulta em uma sensação de “preciso de férias!“. Afinal, missão dada deve ser missão cumprida, certo?
É por isso que você deve pensar bem antes de assumir responsabilidades. Se sentir que o trabalho está acima do que você pode fazer, converse com o seu superior. Se um colega pediu ajuda em uma tarefa, entenda que você pode ser solidária, mas precisa priorizar o seu trabalho.
E, dessa forma, respeitando seus limites, você vai se sentir mais motivada e satisfeita, com a sensação de dever cumprido.
Percebeu como pequenas atitudes do dia a dia podem ajudar a combater o estresse do trabalho? Se você gostou das dicas, compartilhe este post em suas redes sociais!
Link permanente
Excelente, Cristina! Tenho estado muito estressada, principalmente no meu atual emprego. Enquanto não arrumo algo melhor, vou seguir suas dicas. Acredito que posso melhorar. Obrigada e um beijo!
Link permanente
Muito obrigada, conte sempre comigo. Beijo pra você também