Você sabe o que é empowerment?

33863-voce-sabe-o-que-e-empowerment

Cada vez mais, as empresas têm buscado otimizar a utilização de seu capital humano, reduzir custos e melhorar a performance de seus resultados. E para alcançar todos esses objetivos, muitas delas têm aderido à ideologia do empowerment (ou empoderamento), dando mais vez e voz a seus profissionais.

Contudo, para surtir o efeito desejado e entregar os resultados esperados, o empowerment precisa ser implantado nas empresas de forma planejada e responsável. Por isso, neste post te ajudaremos a entender melhor o que é o empowerment, por que ele é tão importante e como implantar a ideologia na sua empresa para tomar decisões mais rápidas e assertivas. Continue lendo!

O que é empowerment?

Como já dissemos, empowerment — traduzindo livremente do inglês — significa empoderamento. É a atitude de dar poder e autonomia a algo a alguém.

No universo da gestão de pessoas, o empowerment surgiu como uma maneira de permitir que as empresas agreguem mais responsabilidades ao escopo das atividades dos seus colaboradores, conferindo mais controle sobre as decisões.

É importante não confundir o conceito de empowerment com o de delegação de responsabilidades. Nesse último, a responsabilidade é apenas transferida de uma pessoa para outra. O empowerment demanda que os profissionais empoderados sintam-se corresponsáveis pelo bom desempenho da empresa.

A ideia principal do empowerment é descentralizar o poder na tomada de decisão nas empresas a fim de tornar essas decisões mais dinâmicas, rápidas e assertivas, permitindo, consequentemente, que a empresa tenha resultados melhores.

Por que sua empresa deve empoderar os profissionais?

Décadas atrás, mesmo depois que as mulheres conquistaram o direito de entrar no mercado de trabalho, a atuação delas era limitada.

Elas, geralmente, eram alocadas em posições de apoio (secretárias, assistentes) e não tinham nenhum poder de decisão. Por conta disso, a luta pela conquista de mais espaço continuou por bastante tempo.

Ainda hoje as mulheres buscam oportunidades de desenvolvimento e equidade no mercado de trabalho. Nesta luta, o empowerment tem sido um aliado.

Com a adoção do empowerment, todos profissionais , independentemente do gênero, se sentem mais motivados, já que são envolvidos no processo decisório da empresa, que, antes, tinha participação exclusiva dos colaboradores de altos níveis hierárquicos. Dessa forma, eles demonstram mais comprometimento com a performance no trabalho e com o alcance das metas e objetivos da organização, ajudando a criar um ambiente propício à melhoria contínua de processos, atividades e fluxos.

Além disso, o empowerment pode ajudar sua empresa a identificar profissionais com perfis de liderança, que podem ser desenvolvidos e tornarem-se futuros coordenadores, gerentes e diretores. O empowerment também torna o processo de decisão mais fluido, mais rápido — uma vez que, por exemplo, decisões de pequeno impacto não precisam ser levadas para um nível de gerência ou diretoria, o que ainda diminui o tempo, o esforço e os recursos investidos na resolução do problema.

Como implantar o empowerment?

Antes de tudo, sua empresa precisa se certificar de que a cultura organizacional está alinhada com os objetivos do empowerment. Atribuir poder não é suficiente, seus profissionais precisam estar preparados e estruturados para a mudança. Além disso, é necessário que seu colaborador saiba como utilizar tal poder para tomar as decisões, e que ele entenda a influência dessas decisões no esforço para alcançar os resultados que a empresa espera.

Portanto, prepare seus colaboradores e certifique-se de que eles entendem a importância da autonomia que estarão recebendo. Para melhores resultados, atribua as responsabilidades levando em conta o perfil de cada profissional, avaliando suas competências técnicas e comportamentais.

E então, gostou do post? Sua empresa já implantou o empowerment nos processos de tomada de decisão? Deixe-nos um comentário contando sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *