9 dicas fenomenais para aumentar a sua autoconfiança

“Eu quero, eu posso, eu consigo.” Certamente você já ouviu alguém falando isso para aí. Repetir mantras como esse para si mesma é uma das principais dicas de autoconfiança. 

É comum que as pessoas não pensem no quanto são boas em suas atividades até que alguém as desperte para isso. Isso é um erro! As dicas que damos aqui, nada mais são do que um pedido para que você se ame como é e um alerta de que pode haver algo errado na sua relação consigo mesma.

Entende-se como autoconfiança a capacidade que alguém tem de se posicionar de forma determinada e assertiva, mas não agressiva. Pense por um minuto: quanto tempo faz que você não tem coragem de iniciar novos planos? Há quanto tempo teve uma ideia e pensou “Essa ideia é demais! Eu sou genial!”? Você se considera insegura ou infeliz? Se sim, é hora de mudar isso! 

Em muitos aspectos, a autoconfiança e a autoestima estão intimamente ligadas. Pode-se dizer que são sinônimos. Gostar de si mesma é o primeiro passo para confiar em si e lidar com suas potencialidades. Para ajudá-la nessa jornada, preparamos este post com nove atitudes que você precisa começar a desenvolver. Vamos lá!

1. Ame a si mesma, ame o que você faz

A primeira e mais importante dica: tenha amor por si mesma! Você é capaz de fazer o que quiser e, para se tornar uma pessoa autoconfiante, só precisa acreditar em seu potencial.

Busque o autoconhecimento e entenda suas dificuldades: afinal, só assim poderá enfrentá-las. Conheça a si mesma, saiba quais são seus interesses, busque tempo para fazer as coisas de que gosta e que considera fazer bem.

2. Force-se a tomar decisões

Tomar decisões é uma tarefa que exige muito, principalmente porque costumamos pensar no “e se…”. Esqueça isso! Você nunca vai saber como será se não tentar. Se para você é mesmo muito difícil decidir alguma coisa, comece a tornar essa uma ação pensada e importante.

É possível treinar a autoconfiança até na hora de escolher o sabor da pizza, por exemplo. Se treinar, não vai depender de outros e pode escolher rapidamente o que deseja no momento. Na hora de desafios maiores, sua mente estará treinada para avaliar rapidamente os prós e os contras e investir na decisão que parece mais certa.

3. Atenção ao P-L-A-N-E-J-A-M-E-N-T-O

Se tem algo que pode aumentar sua autoconfiança é sentir que você está no controle da sua vida. Para começar, faça um planejamento de todas as suas tarefas pessoais e profissionais sem deixar nada de fora. Use listas, agendas ou aplicativos para ajudá-la.

Sabemos que você ocupa vários papéis — mãe, esposa, profissional, dona de casa e outros — e que administrar todos apenas na sua mente pode ser muito difícil. Por isso, anote tudo o que precisa ser feito na semana, como reuniões com a sua equipe, levar os filhos ao médico ou preparar aquele jantar para a família.

Assim, você pode controlar os próximos afazeres, estando no comando da sua agenda e, consequentemente, dos seus prazos. Fica muito mais fácil ser assertiva ao delimitar o seu tempo para o trabalho e para a vida pessoal.

4. Alimente-se bem e pratique exercícios físicos

O bem-estar do seu corpo pode influenciar diretamente na sua sensação de poder fazer alguma coisa. Por incrível que pareça, uma rotina alimentar também pode auxiliar no desenvolvimento da autoconfiança.

Comidas industrializadas podem causar mal-estar, como dores de estômago, ou até mesmo uma gastrite. O que pode resultar em estresse, noites maldormidas e baixa qualidade de vida.

Além de alimentar-se bem, praticar exercícios físicos também pode ajudar — e muito — nessa jornada. Atividades esportivas melhoram a postura, a sociabilidade, previnem doenças e até ajudam a ficar no peso ideal, o que contribui para a autoestima de maneira mais clara. Para que a atividade física traga benefícios, ela precisa ser praticada com regularidade ou seja, é mais um item para ser colocado na agenda!

5. Desenvolva novos talentos

Se você não tem o menor jeito para a prática esportiva, tudo bem. Existem outras atividades que podem contribuir para o aperfeiçoamento da sua disciplina, do seu comprometimento, da sua responsabilidade, da sua ousadia e da sua determinação.

Você pode começar a aprender um instrumento musical ou um novo idioma, por exemplo. Além de se sentir bem com isso, esse será mais um assunto para compartilhar com os amigos, trazendo mais prazer e novidade para as suas relações.

6. Esteja perto de pessoas que você admira

Muita gente costuma andar com pessoas que são pouco interessantes só para se sentir melhor que seus pares. Essa é uma autossabotagem inconsciente, mas que prejudica muito a vida e as relações.

Reavalie suas amizades e perceba até que ponto elas a estão levando para a frente ou para cima. Lembre-se de que estando próxima de pessoas inteligentes e confiantes, você fica mais perto de ser assim também.

Ah, não esqueça também de perceber se não é você a parte desinteressante da relação. Muitas vezes, há outra pessoa a colocando para baixo sempre, só para se sentir melhor às suas custas. Inconscientemente, claro.

7. Valorize as oportunidades e não as perca de vista

Quer coisa mais empoderadora do que ter conhecimento sobre algum assunto que poucas pessoas dominam? O empoderamento feminino está diretamente associado à autoconfiança e ao acesso ao saber.

Por isso, valorize as oportunidades de aprendizado! Faça cursos técnicos para aperfeiçoar sua profissão, mas também invista no seu lado pessoal, aprendendo sobre algo apenas por prazer.

8. Não tenha medo de falar

Se falar em um tom mais alto e expor suas ideias a deixa insegura, pode ser a hora de investir em um curso de oratória ou em livros que ajudem a compreender a importância de ser ouvida (ao falar) e vista (por meio da sua expressão corporal). Para assumir cargos de liderança, por exemplo, é imprescindível falar bem e sem medo.

9. Atenção com a comunicação

Falar é importante, mas falar bem é mais importante ainda. No ambiente corporativo, você não deve, por exemplo, deixar dúvidas na hora de se comunicar. Frases como “eu acho que” podem ser substituídas por “estou certa de que” e causar um efeito muito melhor.

Em qualquer âmbito da vida, certifique-se de estar sendo firme com as palavras, mas não grosseira. Assim, fica mais fácil conseguir o respeito de todo mundo.

Mulheres não precisam ter medo de ser autoconfiantes e de exercer a liderança na vida pessoal e profissional. Afinal, são capazes disso e de muito mais! Então, continue crescendo e aperfeiçoando suas habilidades — não deixe de aprender nunca!

Não esqueça que você sempre pode compartilhar nossas dicas de autoconfiança, autoestima e empoderamento com suas amigas pelas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube, sempre influenciando mulheres para que os cargos de liderança sejam cada vez mais ocupados por nós! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *