Se você é uma pessoa extremamente ocupada, certamente já parou para se perguntar como conciliar o trabalho e as relações pessoais. Esse é o dilema de boa parte das pessoas bem-sucedidas, especialmente das mulheres. O principal segredo para acabar com esse impasse é fazer com que o tempo se torne um aliado. Planejando bem, dá tempo para tudo e ainda sobra. Acredita? Dê uma olhada nestas dicas para melhorar as suas relações pessoais.
Aprenda a dividir bem o seu tempo
Evite falar de trabalho em casa. E, na hora de trabalhar, concentre-se em fazer tudo o que tem que fazer para não precisar levar tarefas para casa. É sério! Provavelmente, essa é a dica mais essencial para conseguir levar a vida numa boa.
É difícil, mas é necessário começar o quanto antes a fazer o treinamento de desligar-se do trabalho quando estiver em casa e vice-versa. Senão, você acaba não vivendo bem nem lá nem aqui. Esse é um dos maiores dilemas desta geração.
Divida as tarefas de casa e torne isso uma diversão
Se você tem filhos, marido, namorado ou mora com os pais… Enfim, se você divide o seu lar com alguém, entenda que a casa não é só sua e que todo mundo deve colaborar para mantê-la limpa e agradável.
É claro que crianças e idosos têm suas limitações na hora de fazer as tarefas de casa, mas com os filhos ou sobrinhos adolescentes, por exemplo, por que não montar uma gincana na hora de organizar a casa? Assim, a relação de todo mundo fica mais próxima, as tarefas são feitas muito mais rapidamente e ninguém sai sobrecarregado.
Mantenha contato com velhos amigos
Quanto tempo faz que você não fala com aquela sua turma da faculdade? Ou com aqueles amigos que fez em um dos melhores verões na praia? À medida que vamos crescendo, acabamos deixando que nossas relações sejam mais levadas por interesses do que de fato pelas afinidades que temos.
Ficar o tempo todo com pessoas que “precisamos” agradar pode se tornar desgastante. É importante ter hobbies com velhas amigas, nem que seja para encontrá-los uma vez por mês para falar mal daquela inimizade em comum.
Faça análise de consciência
Na sua vida, você tem que estar o tempo todo se dividindo entre família, amigos, trabalho, aquele cursinho de francês ou de oratória… Isso é ótimo, mas a divisão do seu tempo tem dado certo? Uma ideia legal para conseguir equilibrar a vida é fazer um exame de consciência pelo menos uma vez por semana.
Que tal acordar meia hora mais cedo no sábado ou na segunda-feira para perceber: quantas vezes seu companheiro a chamou para jantar esta semana e você deu a desculpa de ter muito trabalho? Quantas vezes chegou em casa e seu filho já estava dormindo? Ou, quantas vezes chegou atrasada no trabalho porque não conseguiu organizar bem o tempo que tinha em casa? Ou porque saiu no dia anterior com os amigos e acabou exagerando no happy hour?
É importante fazer esse tipo de pergunta a si mesma periodicamente e reavaliar os limites que você precisa se impor para equilibrar seu dia a dia. O equilíbrio é o segredo da felicidade.
Tire férias, se não está dando tempo de fazer tudo
É sério, tire férias! Não importa o quanto a sua carreira é importante, se você se sobrecarregar, não vai conseguir chegar aonde deseja porque vai acabar se esgotando antes disso. Lembra da última vez que fez uma viagem de uma semana e o quanto voltou renovada? Provavelmente, faz bastante tempo. Então já está na hora de convidar quem você ama para uma viagem agradável para a Bahia ou a Serra Gaúcha, que tal?
Essas dicas sobre como conciliar o trabalho e suas relações pessoais parecem difíceis de colocar em prática? Pode ser que sim, mas quando você conseguir o tão sonhado equilíbrio, vai pensar “por que não fiz isso antes?”.
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