3 razões da importância do empoderamento feminino para a sociedade

O empoderamento feminino na sociedade vem ganhando muita visibilidade nos últimos anos e o termo já é bastante comum com tema de discussão e debate. Mesmo com o assunto em alta, ainda é extremamente comum encontrar ambientes mais tradicionais e conservadores, nos quais existem muitas barreiras com relação à liberdade de escolha das mulheres.

Se antes elas não tinham um espaço adequado para demonstrar o seu valor, agora já está mais do que provado que podem atuar em áreas que antes eram dominadas pelos homens. Tudo isso é resultado do poder conquistado pelas mulheres.

No post de hoje, nosso objetivo é mostrar que ajudar no empoderamento feminino pode auxiliar na evolução da sociedade como um todo. Vamos lá?

O que é o empoderamento feminino?

O primeiro passo para entender o empoderamento feminino na sociedade é compreender muito bem o seu conceito. Ao contrário do que muitos leigos e pessoas mal informadas pensam, não se trata de conferir benefícios exclusivos para as mulheres, mas criar condições que possam reparar as injustiças históricas que prejudicaram o gênero.

A história do empoderamento feminino é mais antiga do que você pode imaginar. Diferente do lugar-comum, não é uma causa de uma pessoa ou de uma organização. Empoderar uma mulher engloba tudo o que qualquer pessoa pode fazer para fortalecer o outrora sexo frágil e desenvolver a igualdade de gênero nos âmbitos onde as mulheres são a minoria.

Quais são os 7 princípios do empoderamento feminino?

Desde 2010, existe um documento chamado “Os Princípios de Empoderamento das Mulheres”, que foi lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo principal era mostrar às empresas e demais comunidades como elas poderiam dar mais poder para as mulheres. São 7 princípios básicos que você pode conferir abaixo:

  1. Estabelecer liderança corporativa, no mais alto nível, com sensibilidade à igualdade de gênero;
  2. Tratar todas as pessoas, independente do gênero, de maneira justa no ambiente de trabalho, com respeito e apoio aos direitos humanos e à não discriminação;
  3. Garantir saúde, bem-estar e segurança para todas as mulheres e homens que fazem parte de uma organização profissional;
  4. Promover a educação, o desenvolvimento profissional e a capacitação a todas as mulheres;
  5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas que deem poder às mulheres por meio de cadeias de suprimento e marketing;
  6. Promover a igualdade de gênero, por meio de ações direcionadas à comunidade e ao ativismo social;
  7. Medir e documentar os progressos de qualquer empresa na promoção da igualdade de gênero.

A origem do empoderamento feminino na sociedade

O caminho do empoderamento feminino na sociedade começou em 1911, com a criação do Dia Internacional da Mulher, em decorrência de um incêndio que matou mais de 100 mulheres em Nova York. Em 1932, as mulheres conquistaram direito de voto opcional no Brasil e, em 1946, ele se tornou obrigatório.

Desde então, elas enfrentaram um caminho árduo, que culminou com a publicação dos princípios de empoderamento das mulheres, pela ONU, em 2010.

Se analisarmos esse período histórico com calma, veremos que as transformações e as melhorias na sociedade vêm acontecendo desde a primeira manifestação em prol da igualdade de gênero. Empoderar uma mulher torna a sociedade mais justa, menos preconceituosa, com a promoção da aceitação e da tolerância à toda e qualquer diferença.

Isso sem falarmos nos conhecimentos femininos, que, até poucos anos atrás, não eram explorados da maneira correta, em um mercado de trabalho que demorou para perceber que a presença das mulheres ajuda não só a enxergar os negócios de forma diferente, mas também a movimentar a economia de uma maneira muito mais igualitária

Como o empoderamento feminino favorece a sociedade inteira?

Além do contexto e dos motivos mencionados acima, o empoderamento feminino é responsável por diversas transformações nos mais variados campos da sociedade. Veja alguns dos benefícios dessa bandeira:

Garante mais lideranças femininas

Um dos objetivos da política na democracia é fazer com que todas as pessoas, independentemente das suas características pessoais, sejam bem representadas em todas as instâncias, não é verdade? Com esse equilíbrio, fica mais fácil fazer uma sociedade justa, igualitária e repleta de oportunidades.

Mais uma vez, o empoderamento feminino cumpre bem o seu papel, uma vez que ele garante que nós tenhamos mais lideranças vindas de um único gênero nas prefeituras, no congresso, no senado e até mesmo no Palácio do Planalto.

Isso é bom não apenas para quem é do sexo feminino, mas também para qualquer pessoa que possa se beneficiar da qualidade dessas representantes.

Proporciona mais opções para empresas

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, independente do segmento. Dentro desse contexto, o empoderamento feminino também é positivo para a sociedade inteira porque dá mais opções para empresas. Em outras palavras, gestores e empreendedores terão mais alternativas de talentos para elevarem o seu nível e gerarem mais lucro.

Essa nova realidade também favorece melhores decisões, com um aproveitamento mais preciso ao longo da carreira e, consequentemente, a obtenção de resultados mais satisfatórios para os negócios. Mulheres de visão, portanto, devem buscar empresas que tenham esse empoderamento como parte da sua cultura.

Confere mais garantia da igualdade

O empoderamento feminino faz uma verdadeira desconstrução cultural na sociedade, quebrando paradigmas e minando preconceitos arraigados por anos, décadas ou até mesmo séculos. Diante dessa realidade, não é difícil imaginar que mesmo muitos homens que sofriam com as convenções nocivas que eram adotadas acabarão se beneficiando.

Um cidadão que antes não tinha medo de agir de forma nociva agora pensará duas vezes antes de fazer isso, inclusive se estiver na presença de uma mulher.

Exemplos práticos desse tipo de situação infelizmente não faltam, mas a tendência é que, com a propagação do feminismo e do respeito, isso acabe reduzindo até obtermos uma sociedade mais justa.

Como podemos ver, a mudança na sociedade é inevitável e o feminismo vem ganhando espaço nas mais variadas áreas e em muitos países ao redor do mundo. O empoderamento feminino na sociedade é, felizmente, um caminho sem volta e as gerações futuras poderão se beneficiar dessa luta tão justa que vem se desenhando há muito tempo.

Agora que você entendeu melhor como o empoderamento feminino pode transformar a nossa sociedade, eu convido você a conhecer também quais são os 5 grandes desafios da liderança feminina atualmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *