Motivação e liderança: entenda os impactos da autoliderança

Você sabe qual a relação entre motivação e liderança? Isso não é válido somente para pessoas que ocupam cargos de chefes ou supervisores. Qualquer um pode desenvolver essa característica.

Entretanto, para quem já é líder no trabalho, ou aspira a uma posição como tal, estabelecer essa relação faz toda a diferença. Antes de mais nada, vamos entender um pouco melhor em que consiste a autoliderança.

O que é autoliderança?

Para liderar uma equipe, é necessário, primeiramente, liderar a si mesmo. Se um líder fornece comandos aos seus colaboradores para os procedimentos necessários em busca de um objetivo, quem tem autoliderança faz isso consigo mesmo.

A autoliderança consiste em se programar para tomar ações que a levem a alcançar seus objetivos. Ela requer um grande autoconhecimento e consciência total de si mesmo.

Como ela funciona?

Segundo os princípios da autoliderança, qualquer pessoa é capaz de alcançar sucesso profissional, independentemente de qual profissão tenha escolhido para si. Hoje em dia, com a ajuda tecnológica que contamos, isso se torna ainda mais evidente.

Empresas procuram por pessoas que tenham características de liderança, ainda que o cargo a ser ocupado não englobe a gestão de outras colaboradores. Tudo isso porque um verdadeiro líder é aquele que domina suas próprias ações.

Quanto mais um funcionário tiver consciência de seus pontos fortes e de suas limitações, melhor ele saberá trabalhar isso a seu favor. E isso traz ganhos, tanto para ele profissionalmente quanto para a empresa. Tomando as atitudes corretas, é natural que ele se sinta mais motivado a seguir em frente.

Como desenvolver a autoliderança então?

Se você deseja desenvolver essa característica — lembre-se: todos somos capazes , fique atento às nossas dicas a seguir:

Desenvolva o autoconhecimento

Para dominar a si mesmo, é preciso conhecer-se bem. Se você sente que em algumas situações a sua relação foge ao controle ou que você não consegue organizar bem a sua vida pessoal e profissional, é hora de dedicar um tempo para conhecer-se melhor. O autoconhecimento ajuda a desenvolver melhores técnicas de organização tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

Tenha metas concretas e possíveis

Se você não sabe exatamente onde quer chegar, fica um pouco difícil manter-se motivada. Se as suas metas estiverem acima do possível, também. A autoliderança é conquistada através do alcance de metas, que a fazem entender o que funciona para você e a mantém motivada a continuar atuando. É por isso que é tão importante traçar estratégias para alcançar objetivos e comemorar cada pequena vitória.

Procure ajuda profissional

Desenvolver habilidades para dominar a si mesmo nem sempre é fácil devido a crenças limitantes que desenvolvemos. Se você tiver uma autoimagem distorcida, será mais fácil acreditar que “não faz nada direito” do que lutar para que algo dê certo. Entretanto, nem sempre é fácil mudar esses pensamentos. Um coaching ou treinamento de liderança são boas opções para quem deseja encontrar o caminho certo para se tornar líder.

Percebeu como motivação e liderança andam lado a lado? Se você gostou, entre em contato conosco e conheça nossos treinamentos!

2 Comentários

  1. Vanessa Silva dos Santos

    Gostaria de tomar um curso pra crescer mas nessa área liderou uma equipe de voluntários em uma ONG e as vezes sinto que hora sou muito dada hora sou rígida e trabalhar com voluntariado às vezes estressa a gente

    Responder
    1. mulherlider

      Oi Vanessa, o ideal é encontrar seu estilo e seguir sua linha. Já parou para analisar seu estilo preferido? Um grande abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *