Descubra como desenvolver a sua maturidade emocional

Você já deve ter ouvido falar em maturidade emocional e nos benefícios que ela promove em todas as áreas da vida — pessoal, afetiva, social ou profissional. Para quem ocupa cargos de liderança, por exemplo, essa é uma característica fundamental. Mas você sabe o que ela significa na prática? Tem ideia de como conquistá-la?

Podemos definir a maturidade emocional como a capacidade de reconhecer as próprias emoções, analisá-las e controlá-las. Isso gera uma facilidade maior em lidar consigo mesma, com as situações que se apresentam ao longo da vida e com as pessoas que a rodeiam.

Você acha que precisa desenvolver ainda mais essa habilidade? Pois saiba que, ainda que estejamos falando sobre emoções, também podem ser desenvolvidas técnicas para aprimorá-las e usá-las a seu favor. Continue lendo e confira 4 medidas que vão auxiliá-la nessa empreitada!

Desenvolva o autoconhecimento

O primeiro passo para conquistar a maturidade emocional é buscar o autoconhecimento. Afinal, para controlar suas próprias emoções — e não ser comandada por elas — é necessário, antes de tudo, conhecê-las e compreendê-las. Com isso, será possível reconhecer seus pontos fortes e frágeis e trabalhar para aprimorá-los.

Portanto, observe-se e identifique quais emoções — como raiva ou ansiedade, por exemplo — manifestam-se com mais frequência, em quais situações elas aparecem, como elas influenciam o seu comportamento, quais delas a atrapalham ou a favorecem e o que, geralmente, as provoca. 

Aprenda a lidar com as frustrações

No ambiente profissional lidamos com frustrações diárias. A boa tolerância à frustração é uma característica que está diretamente relacionada à maturidade emocional. Mas isso não significa que as pessoas maduras emocionalmente não ficam tristes, com raiva ou decepcionadas quando algo não acontece da maneira como desejavam.

Elas apenas lidam com mais facilidade com os seus próprios erros, os erros dos outros e a imprevisibilidade da própria vida. Isso porque sabem administrar suas emoções negativas diante de uma frustração, sem se deixar dominar por elas, responsabilizando-se pelos seus erros, sem se punir, e mantendo uma postura positiva.

Entenda os momentos difíceis como aprendizado

Momentos difíceis — como perdas, adoecimentos, dificuldades no trabalho ou crises — são inevitáveis, mas a forma como cada um reage a eles é um termômetro da sua maturidade emocional. Algumas pessoas, por exemplo, perdem o controle de suas emoções, posicionam-se como vítimas e revoltam-se, sentindo-se incapazes de agir.

Portanto, empregue esforços para acolher a realidade como ela é e encarar as dificuldades como uma oportunidade para aprender e crescer pessoalmente. Busque o autocontrole para saber agir da melhor forma possível e para gerir suas emoções diante dos fatos sobre os quais você não tem controle.

Seja assertiva

Desenvolver a assertividade é um dos caminhos para atingir a maturidade emocional. Afinal, pessoas assertivas sabem se afirmar de maneira clara, objetiva e firme, controlando suas próprias emoções e respeitando o posicionamento das outras pessoas.

Portanto, responsabilize-se pelas suas emoções, opiniões e comportamentos, assuma o comando de si mesma e não tenha medo de se posicionar diante dos outros — sempre de forma empática. Dessa forma, diante dos problemas cotidianos, você terá clareza para resolvê-los de maneira prática e eficaz.

Como apresentamos, desenvolver a maturidade emocional é um esforço contínuo que traz benefícios para a sua relação consigo mesma, com os outros e com a vida. Isso gera muitas consequências práticas — desde uma resistência maior para enfrentar momentos difíceis até uma postura de liderança mais eficaz, por exemplo.

Se você gostou deste texto, continue em nosso blog e descubra também como conciliar seu trabalho e as suas relações pessoais! Vamos lá!

1 comentário

  1. Sílvia

    Sou anciosa e não sei ou não gosto de liderar. Mas preciso aprender liderar um grupo de cinco ou mais mulheres.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *