Conheça 4 mulheres líderes que ocupam cargos tipicamente masculinos

Historicamente, mulheres e homens tiveram lugares diferentes na sociedade. O homem era responsável por tudo que era externo à casa e a mulher pelas tarefas que poderiam ser feitas no lar.

Ainda é uma longa caminhada, mas alcançamos bons voos e hoje as mulheres líderes estão ocupando cerca de 37% dos cargos de chefia em empresas no Brasil, mas só 10% nos cargos mais altos, conforme matéria publicada no O Globo.

Essa falta de mulheres no topo pode estar refletindo até mesmo na economia, afinal, além de aumentar a diversidade cultural dentro do negócio — que é uma tecla batida há muito tempo no Brasil e no mundo — o Relatório Global Gender Diversity Report mostra que as empresas que têm mulheres em cargos de liderança acabam sendo mais rentáveis.

Apesar da dificuldade inicial, algumas mulheres conseguem se destacar em posições que antes eram consideradas tipicamente masculinas. Quer ver alguns exemplos? Conheça um pouco sobre a história destas 4 mulheres:

1. Mary Barra, CEO da GM

A norte-americana Mary Barra, hoje com 56 anos, foi a primeira mulher no mundo a ocupar o cargo de CEO em uma montadora global. Ela está à frente da General Motors desde janeiro de 2014 e chegou lá após ser considerada uma funcionária de alto potencial pela empresa.

Mary tinha a confiança de seu mentor, o então CEO da GM, Dan Akerson. Ele a tirou do setor de RH, onde começou a trabalhar, e a levou a assumir o desenvolvimento global de produtos, cargo mais compatível com sua formação em engenharia elétrica que o anterior.

Muitos funcionários da empresa consideravam-na pouco apta à direção por sua falta de arrogância e discrição. Mesmo assim, a revista Time indicou a engenheira como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na sua edição de abril de 2014.

2. Ana Patricia Botín, presidente do Grupo Santander

Ana Patricia Botín é a quarta geração da família à frente de um dos principais bancos europeus, o Santander. Dizem as boas línguas que Ana foi criada para suceder seu pai na presidência do grupo.

Ela é formada em economia pela Universidade Bryn Mawr, nos Estados Unidos, onde também iniciou a sua carreira profissional. Antes de se tornar presidente do banco, Ana já comandava as decisões do Grupo na setorial do Reino Unido.

É de praxe que, ano após ano, Botín apareça na revista Forbes, em meio ao ranking anual das mulheres mais poderosas do mundo.

3. Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook

O Facebook é um sucesso, isso você já sabe. O que talvez você não saiba é que isso não se deve só à genialidade de Mark Zuckerberg, mas também à escolha do seu braço direito: a diretora de operações Sheryl Sandberg.

Considerada uma das 20 mulheres mais poderosas do mundo, foi Sheryl que transformou o Facebook em uma rede social rentável.  Antes disso, Sandberg foi vice-presidente de vendas globais e operações online do Google, é mole? Só mulheres líderes incríveis nesta lista.

4. Margaret Thatcher, primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra

Mais conhecida como Dama de Ferro, Margaret Thatcher foi um exemplo de determinação e estabilidade para o Reino Unido. Thatcher governou o país durante 11 anos e foi responsável por inúmeras negociações poderosas, vendendo empresas estatais em ritmo recorde.

A ex primeira-dama sonhava com uma sociedade sem classes, em que as pessoas fossem recompensadas por seu trabalho e determinação. Esse ainda é o sonho, hoje, de muitas mulheres.

Deu pra se inspirar um pouco com a história destas mulheres líderes que são referência nos negócios?

Para ter mais conteúdos como este, é só seguir o Mulher Líder nas redes sociais e receber doses de empoderamento na sua timeline! Nós estamos no Facebook e no YouTube.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *