Sendo mulher, você se sente cobrada para ser perfeita em seus múltiplos papeis: esposa, filha, mãe, mulher empreendedora? Saiba que não é só você. Embora estejam em uma luta cotidiana, nem sempre as mulheres conseguem equilibrar todas as tarefas que são esperadas delas.
Para exemplificar melhor, hoje você conhecerá a trajetória de Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. Ela foi a responsável por levar a nível nacional um negócio que antes se restringia ao interior de São Paulo. Hoje, o Magazine Luiza é uma rede enorme — bem maior do que era quando Luiza começou oficialmente na loja, aos 18 anos.
Leia e se inspire!
Trajetória de sucesso
Por ser filha e sobrinha única, Luiza Trajano nunca ouviu um ”você não pode”. Segundo ela mesma, esse provavelmente é o segredo do seu sucesso.
Herdeira da empresa e responsável pelo concurso que deu nome ao empreendimento, Luiza começou cedo no negócio da família. As 12 anos, já trabalhava como balconista durante as férias, em uma das unidades da loja. Passou por praticamente todos os departamentos até chegar à superintendência.
Em 1991, foi nomeada líder da empresa e está à frente desde então. O grande “boom” da trajetória de Luiza Trajano veio em 2003, quando a rede de lojas começou a crescer, comprando as concorrentes. De lá para cá, já foram adquiridas: Lojas do Baú, Arno, Líder, Wanel, Base, Kilar, Madol e Maia.
Proximidade aos funcionários e clientes
Para conseguir resultados, muitos empreendedores investem em treinamentos e bonificações, como é o caso Dona Luizinha (como Luiza Trajano é conhecida entre os funcionários). A empresária investe em uma política de bonificação desde 1993, em que todos os colaboradores também participam dos lucros da empresa.
Sempre trabalhando próxima a seus funcionários, em 1998 o Magazine Luiza entrou no top 5 das melhores empresas brasileiras para se trabalhar, segundo o diagnóstico da GPTW (Great Place to Work). Em 2003, a empresa liderou a pesquisa.
Mesmo sendo a autoridade maior da rede varejista, Luiza Trajano visita pessoalmente suas lojas, conversa com os funcionários e clientes, responde e-mails e resolve até os problemas corriqueiros, como fazer as trocas de mercadoria na loja: “Não posso perder contato com as demandas das pessoas”, diz.
Inovações digitais
Sempre buscando inovar, o Magazine Luiza foi uma das primeiras cadeias de lojas a usar sistemas informatizados e a primeira com um centro de distribuição 100% automatizado.
O pioneirismo não para por aí: foi também o Magazine Luiza que criou a primeira loja virtual do mundo. Em 1999, o conceito criado por ela foi levado para a internet — tornando-se, então, um dos maiores representantes brasileiros no e-commerce.
Líderança empresarial
Luiza Trajano é hoje uma das poucas CEOs mulheres da América Latina. Tornou-se uma das maiores representantes do empoderamento feminino, defendendo sempre a participação das mulheres nas posições de liderança das organizações, dentro e fora do Brasil.
Para ela, essa é uma das formas mais eficazes para acabar de vez com a desigualdade histórica entre homens e mulheres.
Não é fácil para ninguém começar, mesmo para uma grande herdeira e empreendedora como D. Luizinha. Observando a trajetória de Luiza Trajano, é notável que saber mais sobre o seu negócio, manter um contato próximo com o consumidor, respeitar e motivar seus colaboradores é fundamental para ter sucesso em seu empreendimento.
Hoje em dia, o grupo liderado por Luiza conta com mais de 800 lojas, 23 mil funcionários e fatura mais de R$ 7 bilhões ao ano.
Inspiradora a trajetória de Luiza Trajano, não é mesmo? Se você quer aprender mais sobre coaching e liderança feminina, entre em contato conosco e conheça nossos cursos!