Foi-se o tempo em que o mundo era dominado apenas por homens. Cada vez mais, a liderança feminina toma conta de importantes cargos, tanto na área empresarial quanto política. E essas desbravadoras servem de inspiração e exemplo para várias mulheres ao redor do mundo.
A admiração por essas líderes de sucesso também é essencial para o empoderamento feminino e a construção de um planeta mais justo e igualitário. Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 grandes mulheres que nos inspiram e motivam. Confira!
1. Hillary Clinton
Esta lista não poderia começar com um nome melhor, já que Hillary Clinton estava na disputa presidencial dos Estados Unidos, pelo Partido Democrata. E ela não chegou nesse patamar sem bons motivos: além de ser ex-primeira-dama, também foi senadora durante 8 anos, pelo estado de Nova York.
Depois disso, Hillary também ocupou o cargo de secretária de Estado, o que significa que era a segunda pessoa mais importante do governo norte-americano, depois do presidente Obama. Ela não conseguiu ser eleita, pelo fato da eleição norte-americana ter regras baseadas em colégios eleitorais, mas inspirou muitas mulheres, ao conseguir mais votos que o candidato eleito.
2. Luiza Trajano
Não poderíamos deixar de citar uma forte liderança feminina no Brasil. Luiza Trajano transformou sua pequena rede de lojas em São Paulo em uma das maiores marcas do mercado. Há mais de 25 anos liderando o Magazine Luiza, ela é um exemplo de empreendedorismo.
Provavelmente você não sabia disso, mas ela deu origem ao primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo. Ainda na década de 1990, o Magazine Luiza levou seus negócios para a internet, criando o conceito de loja virtual, sendo um dos maiores representantes do e-commerce no país.
3. Oprah Winfrey
Além de ser uma liderança feminina muito famosa, Oprah Winfrey é uma mulher completa e com uma carreira brilhante. Apesar das origens humildes e das dificuldades enfrentadas na infância e adolescência, ela se graduou em Comunicações e Artes Cênicas e deu seus primeiros passos como repórter e âncora de uma emissora do Tennessee, nos Estados Unidos.
Na década de 1980, Oprah conseguiu fundar sua própria produtora, adquiriu os direitos do seu programa e foi a primeira mulher a produzir seu próprio talk show. Ela ainda foi além, ingressando no cinema e na indústria editorial. Primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, Winfrey também é parceira de um canal de TV a cabo voltado para o público feminino.
4. Corazón Aquino
Indo um pouco mais longe, não poderíamos deixar de citar a mulher que liderou o primeiro governo filipino democraticamente eleito. Corazón Aquino, carinhosamente chamada de Cory, assumiu o controle da oposição ao governo ditatorial de Ferdinand Marcos, nas Filipinas, após o exílio e execução do marido.
Aquino se candidatou depois de receber um milhão de assinaturas em apoio à sua campanha. Apesar do preconceito, por ser uma mulher na política e de perder inicialmente as eleições, conseguiu se tornar presidente. Os motivos foram a descoberta da fraude eleitoral de Ferdinand e uma manifestação pacífica, conhecida como People Power Revolution, liderada pela própria Cory.
5. Sheryl Sandberg
Sheryl Sandberg, a chefe operacional do Facebook desde 2008, não poderia ficar de fora dessa lista. A empresária tornou-se a primeira mulher a ocupar essa posição dentro da companhia e, antes de entrar para o Facebook, trabalhou também como vice-presidente de vendas globais e operações online na poderosa Google.
E não para por aí: eleita pelas revistas Forbes e Time como uma das mulheres mais influentes e poderosas do mundo, Sandberg já foi, também, chefe de pessoal do Departamento do Tesouro norte-americano. Dá para acreditar no currículo dessa mulher e no seu poder de liderança?
6. Angela Merkel
Considerada a mulher mais poderosa do mundo atualmente, Angela Merkel acabou de vencer mais uma eleição e governará a Alemanha pela quarta vez. Dessa maneira, entrará para um seleto grupo dos chanceleres mais duradouros da era pós-guerra. Merkel é descrita como cautelosa, consensual e austera.
Na crise econômica que quase levou a Europa à falência, a líder manteve a cabeça erguida e, mesmo com medidas duras, manteve os índices de popularidade em alta. Apesar de comandar a principal potência econômica do continente, Merkel mantém hábitos simples, como cozinhar ou ir ao supermercado para fazer compras.
7. Coco Chanel
Pensar em mulheres revolucionárias é sinônimo de lembrar-se de Coco Chanel. Em uma época em que a grande maioria das mulheres escondia as pernas, a estilista francesa quebrou os padrões ao entender o comportamento do século passado, principalmente no pós-guerra.
Chanel dedicou-se a vestir mulheres modernas, emancipadas e com participação mais ativa no mundo. Sua influência ultrapassou fronteiras e suas roupas passaram a vestir grandes estrelas de Hollywood. Além das confecções, ela desenvolveu perfumes com sua marca, como o icônico Chanel nº 5, que iria transformá-la em uma grande celebridade.
8. Katharine Graham
Uma das mulheres mais poderosas da história dos Estados Unidos, Katharine Graham ficou conhecida por ter sido presidente e editora do renomado jornal Washington Post. Com bom senso e muita determinação, transformou um jornal modesto em uma empresa respeitada em todo o mundo.
Com a fama de dama de ferro da imprensa, ela chegou a denunciar fatos políticos extremamente delicados para seu país. Posicionou-se diretamente, por exemplo, no caso que culminou com a renúncia do presidente Richard Nixon. Muito refinada e charmosa, tornou-se amiga de algumas das pessoas mais famosas do mundo, como o megainvestidor Warren Buffet e o atual homem mais rico do mundo, Bill Gates.
9. Madam C. J. Walker
Primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos, Madam C. J. Walker ficou conhecida após criar uma linha de produtos para o cabelo. Depois de sofrer com uma doença no couro cabeludo, desenvolveu uma fórmula condicionadora e curativa que resolvia o problema.
A partir de então, sua história como uma mulher de negócios foi repleta de sucessos. Abriu fábricas, salões e escolas de treinamento e aplicação dos seus produtos. Além do sucesso no mundo dos negócios, Walker também ficou conhecida por sua luta pelos direitos civis. Foi uma das vozes do século XX e contribuiu com os avanços dos movimentos negros da época.
10. Margaret Thatcher
A poderosa política britânica, que faleceu em 2013, ficou conhecida em todo o mundo como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Esteve no posto por três mandatos consecutivos e chegou a criar uma doutrina de política econômica para a Inglaterra, o thatcherismo.
A líder ficou conhecida como a dama de ferro por tomar decisões austeras. Ela cortou programas sociais, privatizou algumas indústrias e reduziu o poder sindical. Com as lutas internas em seu partido e por suas medidas impopulares, acabou cedendo à pressão e renunciou.
Ao ler um pouquinho da história de cada uma das líderes de sucesso que listamos aqui, deu para perceber como a liderança feminina está dominando o mundo, não é verdade? Portanto, inspire-se nessas mulheres para se tornar mais segura, confiante e reconhecida como uma verdadeira líder!
E, se você achou que este post sobre exemplo de liderança foi útil e agrega valor para você e outras mulheres, compartilhe-o agora mesmo com seus amigos nas redes sociais.