Muitas pessoas insistem em planejar mudanças de hábitos matinais, como levantar mais cedo ou dar mais atenção ao café da manhã. No entanto, depois de uma noite de sono curta e agitada, não conseguem acordar no horário planejado ou estão cansadas demais e, pouco a pouco, desistem de sua resolução.
E aí, essas mudanças (que deveriam ser positivas) acabam se tornando exaustivas e estressantes. Essas pessoas desejam começar o dia positivamente, mas esquecem que, para que isso funcione, precisam dormir uma noite de sono restaurador.
Ao prestar mais atenção em hábitos noturnos que relaxam a mente e o corpo e te preparam para uma boa noite de sono, automaticamente suas manhãs serão mais positivas e cheias de energia, refletindo no restante do seu dia.
Quer saber como alguns desses hábitos podem influenciar sua saúde e seu sucesso? Acompanhe o post de hoje!
Desligar os aparelhos eletrônicos
Celulares, computadores e televisões emitem luzes numa frequência que inibe a produção da melatonina, hormônio indutor do sono. Por isso, prepare-se para eliminar esses eletrônicos com pelo menos uma hora de antecedência para se deitar. O ideal é permanecer em um ambiente de luz amarela suave, realizando uma atividade relaxante que não envolva nenhum aparato tecnológico.
Esta é a prática de Ariana Huffington, co-fundadora do site The Huffington Post, adotada depois de um período de vida em que chegou a, literalmente, desmaiar de cansaço.
Determinar um horário para o encerramento das suas atividades
Em geral, pessoas que não têm controle sobre seus hábitos noturnos costumam ir para a cama em horários diferentes e se deixam levar pelas atividades até o esgotamento. Você deve determinar um horário a partir do qual não fará mais nada. O ideal é parar tudo uma hora antes de dormir e relaxar aos poucos até pegar no sono.
Ler antes de dormir
Para aproveitar este momento final do seu dia, leia um bom livro, com calma. Se possível, invista em um tipo de literatura que acrescente algo a você.
Bill Gates, CEO da Microsoft, é adepto dessa prática. Todas as noites, ele lê por uma hora. Segundo ele, é uma ótima maneira de estimular a criatividade e as conexões de ideias, o que pode aumentar seus insights para inovação no trabalho, por exemplo.
Organizar o dia seguinte
Aproveite alguns minutos para organizar seu dia seguinte. Revise a agenda do trabalho, separe os documentos de que vai precisar, confira os itens dentro da bolsa e incentive seus filhos a fazer o mesmo com o material escolar.
Isso vai permitir que você comece o dia já sabendo o que a espera, e aumentará as chances de ter ideias criativas para resolver os desafios que se apresentarem. Além disso, a tranquilidade de saber que está com tudo em ordem vai influenciar diretamente na qualidade do seu sono.
Um adepto desse hábito é o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Todas as noites, ele se dedica à revisão de sua agenda e de informações importantes de que precisará ao longo do dia seguinte.
Criar um ritual
Na verdade, todos os hábitos acima vão te ajudar a fazer isso, mas um ritual extra nunca é demais. Tire uns minutos para meditar, escrever em um diário ou saborear um chá. Não importa o estímulo, desde que seja consistente. Com o passar do tempo, a sua mente começará a associá-lo à hora de relaxar e se preparar para o sono.
Você pode, por exemplo, sair para dar uma caminhada tranquila de cerca de vinte minutos, que poderá dar início a seu processo de desligamento. Mas atenção: evite fazer exercícios estimulantes até três horas antes de deitar, pois eles colocarão seu corpo em estado de alerta e prejudicarão a qualidade do seu sono.
Hábitos noturnos são o investimento ideal para melhorar o seu dia a dia e, com isso, sua saúde e produtividade. Estando mais disposta, você terá mais energia para se destacar no trabalho, por exemplo.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o poder dos hábitos noturnos!