As mulheres já percorreram um caminho longo no que diz respeito à conquista de igualdade no mercado de trabalho. Atualmente, segundo dados oficiais, elas ocupam 44% de todas as vagas do Brasil.
Mas, à medida que vamos subindo na escada hierárquica, notamos esse número cair drasticamente: segundo levantamento da consultoria Oliver Wyman, nas empresas do país, só 10% dos postos de direção são ocupados por elas. Para mudar esse cenário, ferramentas como o mentoring para mulheres podem ser a chave. Quer saber mais? Leia o post!
O que é o mentoring?
Séculos atrás, as profissões eram passadas de mestre para aprendiz. Se você queria aprender um ofício, precisava ir até um bom profissional da área e pedir para ser seu assistente. Em troca, ele lhe ensinaria tudo o que sabia sobre o assunto e lhe daria o dom da profissão.
Com o surgimento das universidades, e depois dos cursos técnicos, esse costume caiu em desuso. Contudo, mais recentemente, a prática de adotar um mentor reapareceu no mundo dos negócios, repaginada e atualizada para o século XXI: é o mentoring.
O mentor atual é um profissional com vasta experiência, disposto a orientar o aprendiz e a passar um pouco do seu conhecimento sobre o mercado. Ao contrário do coaching — que pode ser realizado para alcançar objetivos variados e até ajudar a pessoa a encontrar seu propósito na vida —, o mentoring tem um foco estritamente profissional. O objetivo é ajudar o mentorado a conquistar sucesso na carreira.
Em que ele beneficia as mulheres?
No dia a dia de trabalho, as mulheres ainda enfrentam inúmeras dificuldades pelo simples fato de serem… Mulheres!
Desde os desafios mais banais, como conseguir interagir em uma reunião sem ser interrompida por um homem (fenômeno que já ganhou nome: manterrupting), até obstáculos maiores, como vencer a barreira que alguns investidores ainda têm para confiar em uma gestora, as líderes precisam lidar com muitas dificuldades que não existem para os homens.
A experiência de um mentor é ouro nesses casos, pois todos os anos de bagagem dessa pessoa podem ser usados para orientar a mulher sobre como agir em cada uma dessas situações. Ela aprende a se posicionar como profissional e a manter a sua própria identidade — sem tentar imitar as posturas masculinas, tão admiradas no mundo corporativo.
Por que um mentoring para mulheres?
Veja alguns pontos práticos em que a mentoria específica para mulheres pode ampará-la na trajetória rumo aos degraus mais altos da escada hierárquica.
Ajuda a reconhecer sua importância
Toda mulher que trabalha enfrenta a pressão de como equilibrar sua vida pessoal com a profissional. Se ela é mãe, sente-se culpada por dedicar tempo demais ao trabalho. Se não é, é cobrada por não ter filhos — parece impossível acertar.
Com a orientação de um mentor, a mulher consegue enxergar seu lugar na sociedade, equilibrar os diferentes papéis que executa e reconhecer seu valor.
Auxilia no desenvolvimento de liderança
É uma questão cultural: desde pequenas, as meninas são educadas para servir, para seguir e para se colocar em posições acessórias — nunca à frente. A consequência disso na vida adulta é que muitas mulheres não desenvolvem as habilidades de liderança e não sabem como gerir e estimular suas equipes.
O mentoring apresenta para a executiva as melhores ferramentas de gestão de pessoas. Isso faz com que ela seja melhor líder, inspirando os colaboradores que trabalham com e para ela.
Evita episódios de autossabotagem
Pressões, excesso de tensão e ter que se provar o tempo todo podem ter como consequência a chamada síndrome da impostora. Trata-se de uma condição em que a mulher acredita não ser capaz de ocupar cargos de destaque. E, por duvidar de si mesma, acaba se autossabotando.
Com a mentoria, ela aprende a reconhecer seus méritos, trabalha sua autoconfiança e aprende a colher os merecidos louros por todo o investimento feito até aquele ponto de sua carreira.
Se você é líder ou gostaria de alcançar postos de liderança, o mentoring para mulheres pode lhe trazer todos esses benefícios e mais! Entre em contato conosco e conheça nossos programas. Venha alçar voos mais altos!