O que é inteligência emocional?

É comum que priorizemos a inteligência e o preparo acadêmico na hora de qualificar uma pessoa para alguma função. Entretanto, a capacidade intelectual de um indivíduo nem sempre lhe garantirá êxito.

Por outro lado, a habilidade de tomar boas decisões sem se deixar levar pelos fatores emocionais é intimamente relacionada ao sucesso. Essa capacidade de administrar o lado emocional em detrimento da aquisição de um objetivo é chamada de inteligência emocional (IE).

Para entender melhor do assunto, confira a seguir algumas informações que preparamos sobre a inteligência emocional, assim como seus reflexos no sucesso da vida pessoal e profissional.

A importância da inteligência emocional no cotidiano

A vida cotidiana nos proporciona uma verdadeira montanha-russa de emoções e lidar com essa inconstância nem sempre é fácil. Essas emoções muitas vezes induzem a uma proliferação de ideias sobre determinada situação, de tal forma que elevam o problema a um patamar muito superior ao real.

Assim, o desenvolvimento da inteligência emocional se mostra extremamente benéfico em basicamente todos os tipos de relações sociais. Tomando como exemplo a vida pessoal, é possível transcender uma série de atritos desnecessários quando se tem a capacidade de analisar um conflito de maneira racional, de modo a evitar desgastes de todas as partes envolvidas no problema.

Os reflexos da IE na carreira

É fato que, de maneira geral, as empresas tenham como principal preocupação a produtividade do empregado. A partir disso, é possível desfazer a relação entre inteligência e o destaque em uma função, uma vez que nem todas as competências de um cargo estão relacionadas ao preparo intelectual de quem o desempenha.

O segredo de um funcionário considerado referência em qualquer nicho do mercado de trabalho está em seu nível de inteligência emocional. A capacidade de ser visionário, de liderança, de estimular a produtividade dos demais colegas, tomar boas decisões, saber relevar certas situações sem nunca deixar de se impor, estão entre as diversas qualidades que se obtêm a partir do domínio das emoções.

Assim, o sucesso em uma carreira depende majoritariamente da forma com que a profissional se coloca frente as adversidades que fazem parte de sua área de atuação. Desenvolver bem a inteligência emocional é, portanto, algo indispensável para o destaque no mercado de trabalho.

A importância da inteligência emocional na qualidade de vida

Pode-se dizer que a inteligência emocional é uma habilidade com enorme relevância em todos os aspectos do convívio em sociedade. Em razão dos benefícios gerados na vida pessoal e profissional, é possível concluir que hajam ganhos na qualidade de vida no indivíduo que possui essa inteligência desenvolvida.

O bem-estar de uma pessoa está associado a diversos fatores, e todos eles giram em torno do equilíbrio entre o esforço e os frutos que deverão ser colhidos. Desviar de situações geradoras de estresse torna qualquer rotina mais leve, mais fácil de ser encarada.

Assim, é possível associar a inteligência emocional não somente com o sucesso nas relações sociais e laborais, mas também com o aumento na qualidade de vida do indivíduo que se propõe a essa conduta.

Gostou do post? Comente suas experiências com o desenvolvimento da inteligência emocional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *