Mercado de trabalho: como conciliar trabalho e estudo?

Dia cheio na empresa: muitas reuniões, relatórios e atendimentos para fazer. Quando chegar em casa, ainda será preciso ler o material de um curso. Quem tem esse tipo de rotina sabe que não é fácil mantê-la. Saber como conciliar trabalho e estudo parece ser uma tarefa para a Mulher-Maravilha.

Mas não é necessário ser uma super-heroína para dar conta disso. Organizar a rotina, separar um tempo para estudar e evitar distrações são algumas maneiras de render nos estudos sem deixar o trabalho de lado.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 dicas para aprender como conciliar trabalho e estudo. Confira!

1. Defina o tempo e as tarefas da sua rotina

Muitas mulheres que trabalham dizem não ter tempo para estudar. Mas, na verdade, o que está faltando é uma organização da rotina. É preciso separar as atividades do dia e verificar quanto tempo é gasto com elas.

Por exemplo, quantas horas você trabalha diariamente? Qual tempo gasto no trânsito? E na academia? Enfim, defina a duração de cada elemento que toma seu tempo no cotidiano.

Assim, você vai perceber o que sobra do dia para estudar. E é bem possível que esse tempo não seja pequeno. Cerca de duas horas diárias já dá para você se dedicar perfeitamente a um curso.

2. Aproveite melhor o seu tempo de estudo

Depois de perceber que você tem um tempo considerável para estudar, organize suas estratégias de estudo. Por exemplo, separe o prazo para fazer leitura, outro para assistir às videoaulas e também para fazer os exercícios.

É importante que, nesse momento de estudos, você esteja bastante disciplinada com a gestão do tempo. Isto é, evite distrações, siga seu cronograma de aprendizagem e não procrastine. Afinal, cada instante de estudo é muito importante para quem tem que conciliar com o trabalho.

3. Não deixe passar os momentos ociosos

Geralmente, durante o seu dia de trabalho, devem surgir momentos ociosos. Por exemplo, um intervalo de almoço, o trânsito para chegar à empresa, um tempinho de espera pelo cliente… Enfim, que tal usar cada brecha para estudar?

Essas situações podem ser aproveitadas para revisar um conteúdo ou fazer um pequeno exercício, por exemplo. O essencial é desfrutar ao máximo cada minuto da sua rotina.

4. Faça um curso online

Muitas vezes, fazer um curso regular e presencial não cabe na rotina das mulheres que trabalham. O ideal, nesse caso, é recorrer a um curso online.

Existem diversos deles para todos os gostos e finalidades. Uma vantagem desses cursos é que eles se adaptam a horários flexíveis. Você pode fazer na hora e no dia que achar mais conveniente.

Essas foram algumas sugestões de como conciliar trabalho e estudo. Além de aplicar essas dicas, é interessante manter na rotina atividades físicas e de lazer. Fazer uma caminhada e passear por um parque ao ar livre são algumas práticas que ajudam a reduzir o estresse e aumentar a produtividade

Gostou dessas dicas? Faça com que suas amigas também saibam dessas informações, compartilhe este texto nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *