Atualmente, estar com todas as obrigações em dia é um grande desafio. Essa situação se complica quando é necessário conciliar as tarefas domésticas e as do trabalho, e nem sempre temos a disciplina necessária para manter uma rotina organizada e produtiva.
Pensando nisso, listamos, a seguir, algumas dicas para te ajudar na sua gestão de tempo a fim de maximizar o aproveitamento do seu dia. Confira!
Abra a cabeça para as mudanças
Primeiramente, é necessário superar todo e qualquer preconceito contra medidas de gestão de tempo, como, por exemplo, o planejamento da rotina.
Quase sempre há uma forma de aumentar o aproveitamento do seu tempo, mas é necessário se propor a esse objetivo, pois toda mudança de hábitos requer esforço para ser conquistada.
Planeje o seu dia
A criação de uma rotina com horários e tópicos específicos para cada dia da semana é uma das principais dicas para melhorar a sua gestão de tempo.
Para isso, a utilização de agendas ou cronogramas é ideal, uma vez que planejar tarefas previamente evita a perda de tempo e a confusão de uma rotina desorganizada.
Além de ajudar na organização, o planejamento diário das tarefas ajuda a evitar a procrastinação, desde que haja um esforço para cumprir o que foi estipulado.
Há ainda o fato de que terminar o dia sabendo que todas ou pelo menos a maioria das obrigações foi cumprida gera um sentimento de satisfação. Assim, os ganhos acabam nos motivando a manter e desenvolver a nova disciplina.
Faça listas
A criação de listas deve estar sempre associada ao planejamento das atividades. Listar tarefas significa estabelecer metas, o que torna o trabalho mais palpável e, consequentemente, menos custoso. Além disso, listar tarefas nos ajuda a sempre lembrar de todas as obrigações, o que evita o acúmulo de deveres.
Fuja da procrastinação
Deixar tarefas difíceis ou chatas para depois é um hábito extremamente comum. Entretanto, adiar uma tarefa acaba gerando um acúmulo de deveres, e isso pode roubar uma parte de seu tempo livre ou mesmo reduzir o de trabalho, o que pode prejudicar radicalmente o resultado do seu esforço. Portanto, deixar de procrastinar pode ser uma grande arma para aproveitar melhor o seu tempo.
Evite distrações
O crescente desenvolvimento tecnológico nos põe em contato com o mundo virtual 24 horas por dia. Devido a essa facilidade e ao fato de estarmos sempre conectados, é extremamente fácil que os gadgets tirem o nosso foco das reais obrigações.
Portanto, é fundamental que, na hora de realizar qualquer tarefa, todo e qualquer tipo de distração esteja afastada do seu ambiente de trabalho, o que inclui redes sociais, mensagens telefônicas e qualquer outra coisa que possa desviar a sua atenção do problema que deve ser solucionado.
Faça pausas
É extremamente importante fazer pausas ao longo do dia. Uma rotina com trabalho incessante é muito estressante, o que faz com que a produtividade caia drasticamente durante o dia.
Dessa forma, pausas periódicas ajudam a diminuir o estresse do corpo e da mente, fazendo você produzir mais e, por consequência, aumentar o aproveitamento do tempo.
E aí, gostou das dicas para melhorar a disciplina de sua gestão de tempo? Compartilhe as suas experiências com a gente deixando um comentário abaixo!