O estresse é uma resposta fisiológica do organismo frente a uma situação de ameaça. Essa reação se tornou um sintoma comum no frenético ritmo da sociedade contemporânea, uma vez que o ambiente de trabalho exige uma produtividade cada vez maior do trabalhador, somado ainda com o desafio de conciliar os problemas da vida pessoal e profissional.
É o caso de muitas mulheres que precisam lidar com as obrigações do emprego e da família. Esse acúmulo de responsabilidades pode gerar um crescente sentimento de angústia e ansiedade e, consequentemente, provocar o estresse prolongado. Assim, há uma tendencia de diminuição da produtividade, gerando uma reação em cadeia na qual o indivíduo acaba se perdendo no próprio desequilíbrio.
Mas como buscar esse equilíbrio? Listamos a seguir algumas dicas para você combater o estresse no trabalho e desenvolver o seu maior potencial de produtividade:
6 maneiras de combater o estresse no trabalho
1. Organize o seu tempo
O acúmulo de tarefas e a consequente incapacidade de sua execução é um dos maiores fatores de estresse. Por isso, é fundamental fazer um planejamento da rotina de trabalho, através da manutenção de uma agenda e/ou de um cronograma.
O estabelecimento de metas é fundamental, uma vez que o cérebro funciona através de mecanismos compensatórios. Só nos sentimos motivados a prosseguir com uma ação se aquilo nos trouxer algum tipo de satisfação, e o cumprimento de objetivos preestabelecidos é capaz de produzir o sentimento de dever cumprido.
2. Aprenda a dizer não
É comum sermos sobrecarregados com tarefas que poderiam ser feitas por outras pessoas ou mesmo que fojem de nossas capacidades. Por isso, é necessário ter o autoconhecimento e a humildade de negar proposições que ultrapassem seus limites, assim como a clareza para delegar algumas funções a seus subordinados, de uma forma que divida as responsabilidades e, consequentemente, evite o desencadeamento de um quadro de estresse.
3. Pare e respire
Em situações de muita pressão é comum entrarmos num quadro de desespero e ausência de produtividade. Saiba identificar esses momentos e parar por alguns instantes. Procure um lugar tranquilo e acalme sua mente até que se sinta preparada para continuar.
4. Pratique atividades físicas
O exercício físico é fundamental para manter uma vida equilibrada e livre de estresse. Durante a prática de uma atividade física, o cérebro libera endorfinas que agem como relaxantes musculares naturais e combatem os efeitos do estresse do dia a dia. Embora não haja necessidade de dedicar uma quantidade grande de tempo para isso, é importante manter uma rotina de exercícios regular, a fim de obter benefícios prolongados.
5. Tenha uma alimentação balanceada
Situações de estresse prolongado geram comumente transtorno de ordem gastrointestinal. Dessa forma, é extremamente benéfico respeitar uma dieta leve e balanceada, de modo a atender todas as necessidades nutricionais do organismo, além de demandar um menor gasto energético nos processos de digestão.
6. Tenha uma boa noite de sono
Dormir bem é a fórmula do sucesso. A capacidade de aprendizado está intimamente associada ao sono de qualidade, uma vez que os processos de consolidação da memória são executados durante o chamado sono profundo. Estar com o sono em dia garante maior capacidade cognitiva, induz a uma melhor manutenção do humor, aumenta a produtividade e, consequentemente, exerce maior controle sobre o estresse.
Atender as demandas do cliente, executar todas as tarefas, cumprir prazos e ainda lidar com as obrigações familiares e ter uma vida social é um dos maiores desafios da atualidade. Entretanto, é possível conciliar todos esses fatores a partir de medidas simples que controlem o estresse e promovam uma vida saudável e equilibrada.
Agora que você já sabe como combater o estresse no trabalho, conheça essas 6 dicas fenomenais para aumentar sua autoconfiança.