Como aumentar a produtividade no seu dia a dia?

Conciliar as tarefas domésticas, trabalho e vida pessoal não é nada fácil. Esse excesso de obrigações acaba gerando muito estresse, o que torna a rotina cada vez mais maçante.

Por meio da mudança de pequenos hábitos é possível driblar o cansaço e aumentar consideravelmente o seu rendimento. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como aumentar a produtividade no seu dia a dia. Confira!

Planeje sua rotina

Organizar as tarefas do dia é fundamental para ter um rendimento aceitável. A ausência de planejamento acaba nos induzindo ao acúmulo de obrigações e, consequentemente, ao estresse e falta de produtividade. Assim, vale a pena utilizar uma agenda e/ou cronograma para definir horários e tarefas a serem feitas na rotina.

Além de evitar perder tempo decidindo o que fazer ao longo do dia, a utilização desse tipo de artifício aumenta a motivação para realizar as tarefas, uma vez que atingir as pequenas metas diárias criadas pode se tornar algo bastante satisfatório.

Faça intervalos ao longo do dia

A realização de uma mesma atividade durante um longo período de tempo é um grande fator de estresse. A fim de manter níveis de atenção e rendimento sempre altos, é muito importante que sejam feitas pausas ao longo do dia, de modo que a tarefa nunca leve à exaustão.

Alimente-se bem

Uma alimentação saudável é essencial para a manutenção do bom humor e rendimento ao longo do dia. Esse bom hábito é um dos mais negligenciados atualmente em razão da praticidade dos alimentos industrializados e fast foods.

Dessa forma, a opção por uma dieta nutritiva faz toda a diferença não só nas necessidades nutricionais do organismo, mas também no gasto energético com os processos digestivos.

A ingestão em excesso de alimentos não nutritivos desencadeia processos inflamatórios no corpo, o que faz com que haja um gasto excessivo de energia com a digestão. Consequentemente, a perda dessa energia afeta nossa disposição no dia a dia. Portanto, para manter a disposição durante o dia, vale a pena prestar mais atenção na alimentação!

Pratique atividade física

A prática de atividades físicas regularmente é um fator decisivo na eliminação do estresse do cotidiano, além de ser fundamental para a saúde. O esforço físico intenso desencadeia a liberação de hormônios que funcionam como relaxantes musculares naturais, o que proporciona um bem-estar imediato.

Assim, para se manter disposto e produtivo, é importante separar horários regulares na sua agenda para a prática de atividades físicas. 

Regule seu sono

É frequente que muitas pessoas negligenciem o sono no intuito de render mais durante o dia ou, simplesmente, por descaso com a importância de uma noite bem dormida. Toda a memória que recebemos é consolidada durante o sono, o que é fundamental na manutenção da atenção e aprendizado ao longo do dia.

Dessa maneira, dedicar-se a manter pelo menos 8 horas de sono por dia é o ideal para aumentar a produtividade. Essa mudança de hábito influencia não só na boa manutenção da memória, como também na restauração das substâncias químicas que garantem o bom funcionamento do corpo. Portanto, durma bem para se manter sempre produtivo!

Gostou do post? Experimente essa mudança e conte nos comentários suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *