Você tem uma boa imagem profissional? Se você se sente insegura só de imaginar o que seus colegas, superiores e subordinados pensam sobre você, saiba que não está sozinha. Há muitas outras profissionais que passam pela mesma situação.
Entretanto, para esse setor da sua vida, não vale a máxima de que a opinião alheia não faz a menor diferença. Manter uma boa imagem é muito importante e pode ser decisiva em vários aspectos na sua carreira. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas para melhorar sua imagem profissional:
1. Seja pontual
Não importa se é para uma reunião de trabalho ou para o cumprimento de prazo em uma tarefa: você deve ser pontual, sempre. Para isso, use uma agenda e consulte seus compromissos e prazos com antecedência para poder se planejar.
Atrasos esporádicos por conta do trânsito ou imprevistos podem ocorrer, só que não devem tornar-se rotina. Caso contrário, quando você tentar justificar o atraso para um compromisso importante, não terá credibilidade perante seus colegas e superiores.
2. Mantenha a organização
Uma boa profissional também precisa ser organizada. A falta de organização pode levá-la a assumir compromissos que acontecem simultaneamente ou mesmo perder documentos e anotações importantes. Portanto, se você quer manter uma boa imagem profissional, seja organizada. Isso vale desde a sua mesa até o gerenciamento da sua agenda.
3. Seja honesta e educada
Sabe aquelas omissões e distorções de fatos que usamos para encobrir um erro que cometemos no trabalho? Pois bem, essa conduta não deve ser encarada como normal. Aliás, esse tipo de comportamento deve passar longe da sua vida profissional.
O ideal é ser honesta: tome cuidado para não errar, mas, caso aconteça, assuma seus erros e busque sempre a melhor solução para eles. Além disso, evite se exaltar no ambiente de trabalho.
Por mais estressante que seja uma situação, sempre há meios de resolvê-la sem ofensas, gritos ou palavrões. Afinal, priorizar o diálogo faz parte de uma boa educação. Lembre-se de que uma boa profissional deve ser cordial.
4. Saiba quando ajudar as pessoas
Boas profissionais também têm espírito de equipe. Elas entendem que o sucesso de um é o sucesso de todos e buscam sempre colaborar em vez de competir. Também não hesitam em ajudar ou incentivar a ideia de outra colega. Dessa forma, ajudam a criar um ambiente de harmonia e colaboração.
Não precisamos nem dizer o quanto essa atitude é bem vista por todos. Lembre-se sempre de que uma boa imagem profissional poderá ajudá-la a conseguir aquela promoção ou ser indicada para uma nova vaga de emprego. E mais que isso: faz de você uma pessoa correta e querida entre todos.
É claro que não estamos falando de se desdobrar para agradar a todo o escritório. Afinal, aquela colega de trabalho que não gosta de você pode ter apenas pontos de vista divergentes dos seus.
Entretanto, uma profissional que se esquece de compromissos e dispensa a ética em algumas situações cria uma (merecida) imagem negativa. Se este post foi útil para você, não deixe de ler também este sobre os impactos da autoliderança.