Para se tornar um grande líder, é preciso ter sempre em mente 10 regras bastante simples:
1 – Mantenha-se otimista: não deixe que seus problemas e preocupações lancem uma nuvem negra sobre os membros da equipe.
2 – Defina um rumo claro: se você deseja ser um líder, deve ter em mente um caminho a ser seguido e por onde guiará o seu time.
3 – Crie um plano possível de ser executado: embora todos os planejamentos possam sofrer alterações pelo caminho, se você não consegue se planejar já está a meio caminho do fracasso.
4 – Assegure recursos suficientes: para que seus colaboradores possam executar suas tarefas tranquilamente.
5 – Ouça mais e fale menos: a liderança não se baseia em realizar discursos e dar ordens. Ela consiste em entender o que os outros desejam e usar essa vontade para alcançar um objetivo comum.
6 – Não faça reuniões inúteis: todas devem ser acompanhadas de uma pauta com o que será discutido e por quanto tempo. A produtividade do seu time também depende disso.
7 – Não critique em público: esse tipo de atitude gera ressentimento. Se precisar falar algo a alguém, fale em particular.
8 – Não peça algo que você não faria: um grande líder não se importa em realizar até as tarefas mais simples. Não delegue algo que você próprio não faria.
9 – Não seja um gargalo: não insista em aprovar todos os detalhes. Se você não pode delegar, não pode ser um líder.
10 – Dê crédito à equipe: os verdadeiros líderes assumem a culpa quando as coisas dão errado e não levam crédito algum quando dão certo. A recompensa? O compromisso e dedicação da equipe.
Fonte: http://www.inc.com/geoffrey-james/the-10-commandments-of-leadership.html