Você sabe como ser reconhecida por suas conquistas?

Desenvolver um bom trabalho é algo que fazemos para nós mesmas e pela seriedade com que encaramos nossas profissões, porque podemos dar o melhor de nós em cada tarefa que executamos. No entanto, ser reconhecida por nossas conquistas sempre é bom. Saber que somos valorizadas e que nosso comprometimento importa gera satisfação, autoconfiança e mais estímulo para seguir esse caminho.

Em uma cultura profissional pouco habituada aos feedbacks positivos, conseguir que alguém diga um “parabéns, seu trabalho foi muito bom” pode ser mais difícil do que mover uma montanha — mas não é impossível!

Se você quer descobrir como ser reconhecida por seus talentos, está no lugar certo! Listamos algumas dicas para isso neste post. Acompanhe!

Mostre seus resultados por meio de métricas

Às vezes, no turbilhão de informações e acontecimentos que circulam na rotina de trabalho, é difícil enxergar a curva ascendente do desempenho das pessoas. Por isso, é muito importante você apresentar seus resultados por meio de métricas.

Marque uma reunião de follow-up com seus superiores diretos para apresentar a eles o relatório de conclusão dos seus projetos. Mostre, com gráficos, dados e números, o tamanho do sucesso da ação que você coordenou ou executou. Isso será bom para a empresa — que saberá exatamente onde o dinheiro foi aplicado e o retorno que teve — e também para a sua imagem na organização.

Solicite feedbacks

A falta de feedbacks é um dos principais erros de gestão no contexto corporativo. É praticamente impossível saber como ser reconhecida sem o auxílio dos feedbacks de acompanhamento. Mesmo assim, muitos líderes ainda não têm a cultura de situar seus colaboradores quanto ao seu desempenho. 

Se esse for o caso na empresa em que você trabalha, não hesite em solicitar esse feedback ao seu superior direto. Peça uma reunião para falar especificamente sobre esse tema, peça para ele lhe dar um panorama de como vê sua atuação na empresa, pontos em que você se destaca e aqueles em que pode melhorar.

Comemore suas vitórias

Uma boa ferramenta para fazer as outras pessoas enxergarem seu sucesso é mostrar que você o enxerga. Terminou um projeto que teve saldo positivo? Marque um almoço com a equipe envolvida e convide seus superiores para celebrarem essa conquista com você!

Não deixe outros se apropriarem dos seus méritos

Infelizmente, ainda há pessoas que se apropriam das ideias alheias e as apresentam como se fossem suas em reuniões. Quando essa apropriação é feita por um homem (caso mais comum nas empresas), o comportamento tem até nome: “hepeat” (uma brincadeira com as palavras “he” — “ele”, em inglês — e “repeat” — “repetir”, também em inglês).

Não se deixe ser intimidada por esse tipo de atitude. Usando bem a sua inteligência emocional, pontue claramente e de forma firme que você já havia veiculado essa ideia. Além disso, se for um fato recorrente, fale abertamente sobre essa queixa com os seus superiores.

Seja proativa

Se você executa muito bem todas as tarefas a que é designada, você é uma boa profissional, mas só isso não é o suficiente para se destacar entre tantas pessoas boas de serviço que há por aí. Portanto, enxergue as oportunidades e atue, mesmo se ninguém tiver pedido para você fazer isso.

Mostre aos seus líderes que você consegue ir além do que é solicitado: marque reuniões, faça pesquisas, traga novas contribuições. Pratique a autoliderança para conseguir surpreender.

Seguindo essas técnicas você conseguirá fazer seus superiores notarem que, sem você e seu bom trabalho, nada seria executado com tanta eficiência. Mas lembre-se: algumas pessoas têm uma grande dificuldade em reconhecer qualidades. Portanto, mais importante do que a aprovação de qualquer um é a valorização que damos a nós mesmas!

Agora que você já sabe como ser reconhecida por seus méritos, há várias outras coisas ainda a explorar para alcançar a melhor versão de si. Acesse o site da Mulher Líder, assine nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *