Você sabe como influenciar pessoas positivamente?

Muitas pessoas são naturalmente positivas e conseguem passar isso para as outras de forma espontânea. Parece até que vieram ao mundo com a missão de viver influenciando pessoas positivamente.

E também há aquelas que pensam e agem de forma positiva, mas que não conseguem influenciar positivamente os seus ambientes de convivência. Isso pode acontecer, inclusive, no ambiente de trabalho, onde há pessoas de todos os tipos e que pensam de maneiras diferentes.

O sucesso de uma líder, por exemplo, não é proveniente apenas da sua autoridade, mas está diretamente ligado ao seu poder de influência e à motivação que transmite para a sua equipe.

Influenciar pessoas positivamente faz parte de uma transformação que vem de dentro para fora. Como você pode dar uma coisa que não tem? Portanto, o primeiro passo é levar a positividade para a sua vida.

Algumas pessoas conseguem espalhar sucesso por onde passam e, quando isso não é possível, transformam qualquer situação negativa em fonte de aprendizado. Por que não ser uma dessas pessoas?

Ser uma pessoa positiva e determinada e que ainda consegue inspirar os outros, às vezes, é algo que precisa ser trabalhado.

Mas como influenciar pessoas positivamente, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele? É o que você verá a seguir. Acompanhe!

Pense positivo

Você já ouviu dizer que o nosso pensamento é poderoso e capaz de atrair coisas boas e também ruins? É por isso que, se você tem se surpreendido frequentemente com pensamentos maus, é hora de mudar essa rota.

Uma pessoa que se considera um fracasso e vive sempre pensando que algo muito ruim está para acontecer acaba contagiando todos ao seu redor com essa aura de negatividade.

Que conselho uma pessoa que não vê nada de bom em sua própria vida pode dar a um amigo que passa por dificuldades? Quando outras pessoas precisam de nossas palavras, temos que estar com o pensamento conectado a coisas positivas para darmos a elas palavras de fé e ânimo. Pessoas empoderadas são as que empoderam as outras.

E isso pode fazer uma grande diferença na vida da pessoa que nos ouve. Além do mais, nunca se esqueça de que pensamentos tendem a se transformar em ações.

Tenha atitudes positivas

Como falamos anteriormente, na vida pessoal e na profissional, encontramos pessoas de diferentes pensamentos, opiniões e vivências.

No ambiente de trabalho, principalmente, há fatores que propiciam a tensão, como as metas a serem cumpridas, os desafios da rotina e o relacionamento com colegas. Isso tende a se agravar quando o fator competição entra em cena. Apesar das dificuldades, tudo deve ocorrer da melhor forma possível.

Nesse sentido, ter sempre palavras e atitudes positivas cria um clima de otimismo e de harmonia para a rotina, que já é tão desgastante. Os colegas de trabalho não devem ser vistos como ameaças ao seu cargo ou à sua oportunidade de promoção, mas como aliados que buscam, junto com você, cumprir os objetivos da organização.

É por isso que suas atitudes para com eles devem sempre visar ao bem de todos. Isso é benéfico não só para você, mas para os outros que convivem no mesmo ambiente, pois afasta a energia negativa e espalha boas vibrações!

Esteja em constante construção

Uma pessoa verdadeiramente positiva não é aquela que acredita estar certa em tudo, mas a que reconhece que tem qualidades e defeitos e se empenha para melhorar continuamente, seja como profissional, seja como pessoa. Isso se chama inteligência emocional.

Saber admitir seus erros, pedir desculpas quando necessário (e também perdoar aqueles que erraram com você) e estar aberto a aprender coisas novas são atitudes que fazem parte da vida de um influenciador positivo.

À medida que você aumenta sua gama de conhecimentos, você passa a ver o mundo de outra forma e a agir com mais consciência, e isso reflete nas coisas e nas pessoas do seu convívio. Nunca é tarde para fazer um curso ou conversar com uma pessoa mais experiente, por exemplo.

Além disso, o perdão é um ótimo exercício tanto para quem o recebe quanto para quem o dá. Ele é capaz de renovar as esperanças no coração humano e a falta dele desencadeia doenças físicas e emocionais.

Lembre-se de que uma pessoa positiva é, acima de tudo, humilde. E é isso que deve servir de inspiração para aqueles que têm o privilégio do seu convívio.

Compartilhe o que você sabe

Para ser uma pessoa influenciadora e positiva, também é preciso compartilhar conhecimentos. Ensinar o que você sabe é uma forma de melhorar o mundo por meio do aperfeiçoamento do outro. É preciso partir do pressuposto de que, quanto mais se dá, mais se recebe em troca.

Ajudar quem tem uma dificuldade também é muito bom, e isso não só para quem recebe a ajuda, mas também para quem se doa e transmite a energia positiva de que dispõe. Demonstrar interesse pelo trabalho dos colegas é outra forma de influenciar na positividade.

Você pode praticar coisas simples, como elogiar alguém por uma determinada ação ou tarefa feita, incentivar para que um projeto seja levado adiante, mostrar o lado bom de um problema que parece ser grande — mas não é — entre outras atitudes.

Assim, você cria um ambiente prazeroso ao seu redor. E isso vale para as relações pessoais também!

Seja uma pessoa respeitosa e ética

Essas são duas características importantes em qualquer relacionamento interpessoal, especialmente no ambiente de trabalho.

Procure respeitar opiniões e não bata de frente com as pessoas sem haver motivo, além de agir com ética em tudo o que fizer. Isso afasta qualquer clima negativo e não compromete a sua rotina ou a dos outros. Leve essa dica também para os relacionamentos familiares e de amizade.

Por fim, é preciso saber usar a sua influência positiva de uma forma boa, preocupando-se com a comunicação diária com as pessoas. Tenha cuidado e seja criteriosa na hora de escolher as palavras e ações.

O porteiro merece ser cumprimentado com a mesma cortesia que você dedica ao saudar o diretor da empresa. Usar palavrinhas mágicas, como “bom dia”, “até logo”, “com licença” e “obrigado”, mesmo parecendo um pouco clichê, é uma ótima maneira de influenciar pessoas — e o ambiente ao seu redor — de forma positiva.

Pode até ser que você já esteja influenciando pessoas positivamente e nem tenha se dado conta. Caso não esteja, não se preocupe. Nunca é tarde para começar uma mudança interior. Deixe o seu comentário contando o que você faz no seu dia a dia para agir com positividade e passar isso para os outros!

3 Comentários

  1. Jacqueline Soares De Oliveira

    Ao ler: Você sabe como influenciar pessoas positivamente? Me identifiquei… Preciso apenas me empoderar dessa informação.
    Obrigado.

    Responder
    1. mulherlider

      Obrigada Jacqueline e parabéns por se identificar. Com certeza você vai se empoderar sim! Um grande abraço

      Responder
  2. Jurema Costa

    Não sei ao certo se influencio as pessoas em meu trabalho, mas tento agir de forma respeitosa com todos.
    Tento transmiti o que sei,pois o conhecimento não pode ser aprisionado,porém não sei elogiar e nem ficar insistindo em quem parece não querer aprender, ai eu meto os pés pelas mãos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *