Sheryl Sandberg: saiba a influência do empoderamento feminino!

Apesar de existir um grande interesse por tecnologia, tanto do gênero masculino quanto do feminino, hoje em dia, essa área ainda é dominada pelos homens. É por isso que a inclusão de cada vez mais mulheres no setor é um dos objetivos de Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook.

Mas o trabalho da empresária norte-americana não para por aí! Fazendo uso da plataforma conquistada por meio de uma trajetória de sucesso e muita determinação, Sandberg é um grande exemplo do empoderamento feminino e atua fortemente para disseminar esse conceito. Continue a leitura e saiba mais sobre seu trabalho!

Empoderamento feminino por meio da união

Uma das maiores forças do empoderamento feminino encontra-se na união entre as mulheres, especialmente em setores do mercado com presença majoritária dos homens. Em 2013, Sandberg lançou o livro Faça acontecer: Mulheres, trabalho e a vontade de liderar (Lean in: Women, work, and the will to lead), com o objetivo de “empoderar todas as mulheres para que elas alcancem suas ambições”.

A obra deu origem à organização Lean In, que, em junho de 2016, lançou a iniciativa Together Women Can (“juntas, as mulheres podem”). A campanha incentiva todas as mulheres a serem mentoras e aliadas umas das outras no ambiente profissional.

Em uma entrevista sobre a campanha ao ABC News, um dos pontos mais destacados por Sandberg é a diferença de percepção entre comportamentos quando eles são realizados por mulheres, e não por homens. As mulheres, por exemplo, são mais interrompidas do que os homens.

Sabemos que não devemos permitir isso, mas, muitas vezes, diante de um superior, nos intimidamos. Nesse caso, de acordo com a empresária, “outra mulher sentada ao seu lado pode falar: ei, eu realmente gostaria de ouvir o que ela estava prestes a dizer”.

Segundo Sandberg, “homens levam o crédito muito mais facilmente do que as mulheres”. Por isso, atitudes como apoiar suas colegas de trabalho, defender suas ideias interessantes e elogiá-las beneficiam todas as mulheres, contribuindo, também, para o fim do estereótipo de que não apoiamos umas às outras.

Mais mulheres na liderança e na tecnologia

Em 2015, o Facebook se uniu ao LinkedIn, à Lean In e ao Anita Borg Institute para a criação de um programa voltado ao aumento da presença feminina na área da tecnologia. Assim nasceu a Circles, iniciativa liderada por Sandberg que conta com mais de 300 grupos de monitoria em universidades norte-americanas, como Harvard e Stanford.

Para ela, a ausência de líderes femininas é como “o ovo e a galinha”. “O problema dos estereótipos — que atingem a liderança e outras áreas técnicas — é que eles se autoreinforçam. A razão para não termos mais mulheres na liderança é porque não temos mais mulheres na liderança. Portanto, não pensamos em mulheres como líderes. “Se você imagina um líder, imagine um homem”, declarou Sandberg ao Mashable.

Uma trajetória de luta e determinação

Se Sheryl Sandberg faz tanto pelas mulheres, é porque outras vieram antes para inspirá-la. A chefe de operações cita Lori Goler, vice-presidente de recursos humanos do Facebook, e Arianna Huffington, co-criadora do The Huffington Post, são duas das maiores influências em sua vida.

Em 2015, 31% do quadro de funcionários do Facebook era formado por mulheres, mas a porcentagem cai para 15% na área de tecnologia da informação. Sandberg foi a primeira mulher a integrar a diretoria da empresa, o que a ajudou a ser eleita pela Forbes como a mulher mais influente da tecnologia por cinco anos seguidos. Neste ano, ela chegou ao sétimo lugar na lista geral de mulheres mais influentes.

No entanto, ela começou a escrever seu nome na história da tecnologia e do empoderamento muito antes de entrar para o Facebook — atual quinta empresa mais poderosa do mundo. Anteriormente, Sheryl atuou como vice-presidente de vendas e operações do Google, e também como chefe de gabinete do Departamento do Tesouro durante o governo de Bill Clinton.

Mulheres como Sheryl Sanberg fazem a diferença para todas nós, não é mesmo? Quais são as mulheres que mais influenciaram sua vida e sua carreira? Que atitudes você busca tomar no dia a dia para apoiar suas colegas? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *