Saiba como equilibrar vida pessoal e profissional!

Equilibrar vida pessoal e profissional pode parecer algo complicado e difícil de se conseguir nos dias de hoje. Pois, além de cuidar da família — filhos, cônjuge — e do trabalho, existem ainda as tarefas de casa, os relacionamentos com pais, mães, irmãos etc. São diferentes círculos da vida que exigem tempo e dedicação e que, se descuidados, podem ocasionar frustrações, perda de tempo e de energia.

É importante também entender que é ilusório pensar que essas “vidas” são apartadas uma da outra e que existem facetas de si mesmo que se completam. Conciliar e equilibrá-las não significa dividi-las, mas saber como gerenciá-las corretamente. Pensando nisso, listaremos algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Confira!

Selecione o que é mais importante

A primeira dica vale tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal: selecionar quais tarefas são mais importantes. Equilibrar vida pessoal e profissional começa na hora em que se estabelecem prioridades.

Muito do tempo e energia que dispomos são gastos com tarefas insignificantes no dia a dia, que poderiam ser deixadas de lado ou feitas rapidamente. Perfeccionismo com as pequenas coisas pode tirar o foco das que realmente importam, aquelas tarefas que só você pode fazer ou que impactarão realmente na sua vida.

Delegue funções no trabalho

Após estabelecer suas prioridades, delegue aquelas tarefas menos importantes ou menos críticas para colegas/subordinados no trabalho. Muitos poderão ficar contentes pela confiança, sentindo-se valorizados.

Delegar não significa abrir mão, mas apenas deixar que alguém em quem você confia faça aquilo por você. Só lembre de acompanhar.

Divida e organize as tarefas em casa

Foi-se o tempo em que as mulheres eram as únicas responsáveis pelas tarefas em casa. A melhor coisa a se fazer é dividi-las com o cônjuge, de modo a sobrar mais tempo para cuidar da família. Caso não possua um, o melhor é organizar o que se tem de fazer por períodos. Estipular um dia na semana para limpeza, outro para compras e assim por diante. O melhor mesmo é tentar juntar todas as atividades no menor espaço de tempo.

Dessa forma, você terá os demais dias para aproveitar com a família. O simples ato de fazer essa programação pode ajudar a economizar tempo, evitando repetir tarefas em vários dias, as quais poderiam ser feitas apenas uma ou duas vezes. Então, pegue um calendário, defina as datas e siga-as corretamente.

Trabalhe seu otimismo

É preciso manter o bom humor mesmo nas situações mais adversas. Circunstâncias ruins no trabalho e na vida pessoal acontecem, fazem parte da vida. Mas elas passam.

Já o estresse gerado por ter se aborrecido com elas poderá ter impacto a médio e longo prazo, especialmente na saúde. Por isso, trate seus problemas de forma otimista, assim você mantém sua qualidade de vida. Além disso, seu exemplo pode acabar ajudando a motivar sua equipe de trabalho.

Reserve um tempo para você

Quando você não reserva um tempo somente para você, sua qualidade de vida pode se deteriorar. E isso afetará o seu desempenho profissional e pessoal, o que poderá fazê-la perder mais tempo tentando dar conta do que antes conseguia mais facilmente. É um ciclo vicioso que gera insatisfação e frustração.

Tente dar-se um tempo para fazer o que gosta, buscar conhecer a si mesmo, meditar etc. É importante entender como você mesma funciona, o que lhe motiva e lhe traz alegria. E estando alegre você poderá conduzir e equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional. Seu dia passará a render mais.

Faça cursos e atividades físicas

É importante investir em você. Fazer atividades físicas ajuda a cuidar da saúde e aumentar a disposição. Com cursos e treinamentos você também pode aprender dicas para melhorar sua autoconfiança e autoestima. E o melhor é que esses conhecimentos podem ter impacto perene na sua vida, auxiliando-a a desenvolver seu lado pessoal e profissional.

Equilibrar vida pessoal e profissional pode melhorar suas relações, influenciar positivamente aqueles à sua volta e ainda ajudá-la a ser reconhecida como boa profissional e líder. O quanto antes você conseguir mudar seus hábitos e rotinas atuais, mais rápido poderá colher os frutos de uma vida mais saudável. E se você gostou das nossas dicas, não se esqueça de deixar um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *