Saiba como a linguagem corporal pode te transformar em uma líder!

É provável que você já tenha ouvido falar sobre como desenvolver a inteligência emocional para se tornar uma líder. Entretanto, existe um componente externo que também influencia esse quesito: a linguagem corporal.

Ela está entre os principais fatores que influenciam a imagem que passamos para os outros — e é por esse motivo que é tão importante levá-la em consideração quando se está em uma posição de destaque.

Deseja se transformar em uma pessoa mais confiante, respeitada e que tenha credibilidade nas opiniões que expressa? Continue lendo este post! Nele, ensinaremos a usar a linguagem corporal para transmitir uma imagem positiva, de forma que você se transforme em uma verdadeira líder. Fique atenta às dicas e coloque todas em prática!

1. Mostre que está sempre ouvindo

É tão bom quando você sente que está sendo ouvida, não é mesmo? Portanto, vamos começar falando de atenção. Uma líder de verdade tem o dom de estar sempre ouvindo as pessoas e se concentrando no que elas têm a dizer.

Então, mostre-se sempre interessada e aberta para dar a atenção que a pessoa deseja, utilizando alguns sinais do próprio corpo: olhos nos olhos, postura voltada para a direção de quem fala e movimentos afirmativos com a cabeça, por exemplo.

2. Mantenha a postura elegante

Por falar em sinais corporais, a postura correta é uma das características que mais chamam a atenção em uma líder moderna e poderosa. Esta é a chave para quem quer transmitir uma atitude confiante e assertiva!

Comece a perceber como algumas pessoas parecem grandes, mesmo não sendo tão altas. O segredo é que elas alinham os ombros, a coluna e abandonam a posição submissa. Dessa forma, você se mostra equilibrada e poderosa o suficiente para encarar qualquer coisa.

Uma líder deve ter a capacidade de motivar e influenciar positivamente outras pessoas, se tornando um espelho para elas. Como fazer isso se você passa uma imagem caída e desanimada? As pessoas gostam de se espelhar em alguém que demonstra segurança e autoestima elevada.

3. Melhore seu contato visual

Falamos brevemente disso na primeira dica, mas este é um assunto que também merece destaque. O contato visual é um dos pontos mais importantes para quem precisa estabelecer uma relação de liderança!

Quanto mais você mantém o olhar firme e direto, mais confiança você transmite para os outros ao seu redor. Quando isso não acontece, além de insegurança, você pode até mesmo insinuar um pouco de falsidade.

O ideal é que o seu olhar esteja sempre alinhado, atento e também tranquilo, combinado?

4. Demonstre confiança e fale com a cabeça ereta

Não é somente o olhar que deve estar alinhado, mas a cabeça como um todo. Então, quando você for falar com as pessoas, em qualquer situação, mantenha-a ereta.

Afinal, se você se rebaixar, passa insegurança. Caso se incline demais, pode parecer alguém arrogante. Nenhuma das duas ideias são interessantes para quem está em posição de liderança!

Manter a cabeça ereta é uma forma de manter-se no mesmo nível com a outra pessoa, mostrando que não se sente inferior e nem superior a ela. Lembre-se de que uma líder de verdade não humilha ninguém. Ele busca ajudar as pessoas a explorarem o que elas têm de melhor.

5. Evite gestos que demonstrem nervosismo

Alguns gestos que fazemos com o corpo também dizem muito sobre o que estamos sentindo. Você já deve ter percebido pessoas tensas tocando muito o pescoço, mexendo no cabelo ou puxando a roupa. Tudo isso demonstra nervosismo, ansiedade, estresse e descontrole perante a situação.

O ideal é se policiar sempre, mesmo quando você estiver um pouquinho nervosa. Evite colocar as mãos no cabelo, balançar muito as pernas e bater algum objeto repetidas vezes na mesa, por exemplo.

Mostre-se firme, confiante e segura o suficiente para que as outras pessoas admirem a sua capacidade de autocontrole.

6. Controle suas mãos

Você gosta de falar com alguém que aponta o dedo para o seu rosto, como se estivesse chamando a sua atenção por um erro? Pois bem: ninguém gosta! Portanto, não seja essa pessoa!

Entendemos que muitas pessoas não o fazem “por mal”, mas esse gesto pode gerar interpretações negativas. Portanto, controle suas mãos enquanto estiver falando. Comece a reparar se você não anda apontando o dedo para as pessoas.

Quando estiver expondo uma ideia, o ideal é manter as mãos abertas e os dedos juntos. Também evite colocar as mãos na cintura, pois isso passa uma imagem arrogante. Não é proibido gesticular enquanto fala, mas o ideal é não exagerar e manter sempre as mãos abaixo da linha do queixo.

Outra questão importante é o aperto de mão. Quando forte demais, transmite dominância. Já fraco demais, denota submissão e desinteresse. O ideal é aquele que transmite igualdade.

Além da força empregada, isso também pode ser medido pela posição das mãos. O ideal é que elas fiquem na vertical: girar as mãos para a horizontal demonstra que aquele que manteve a mão por cima é quem “manda” na situação.

7. Fique atento às expressões faciais

O seu rosto é tão importante quanto a sua fala durante uma conversa. De nada adianta elogiar uma pessoa, por exemplo, se o seu rosto diz exatamente o contrário. Aliás, um líder de verdade só faz elogios sinceros.

Para começar a perceber que imagem você passa através do rosto, observe a si mesma no espelho. Veja qual a sua expressão natural e entenda que é essa “cara” que as pessoas vêem quando falam com você.

Algumas pessoas possuem traços fortes, o que faz com que pareçam sempre bravas. Isso passa a imagem de uma pessoa severa e mal-humorada, o que tende a afastar os outros. O mesmo vale para uma pessoa que tem o olhar caído e parece estar sempre cabisbaixa.

Preste atenção no que os seus amigos falam sobre a sua expressão e, se for o caso, tente manter os músculos mais relaxados. O seu rosto deve confirmar o que você está dizendo; e não contradizer-lhe.

O sorriso também é uma ferramenta que ajuda a quebrar o gelo e mostrar empatia e cumplicidade. Entretanto, é necessário saber dosá-lo. O exagero pode denotar a imagem de uma pessoa submissa, que está tentando agradar a todos, o tempo todo.

8. Leia a linguagem corporal das pessoas

Uma boa líder, além de usar a linguagem corporal a seu favor, também sabe identificar os mesmos sinais nas outras pessoas. Assim, fica muito mais fácil estabelecer um diálogo coerente, levando em consideração o que o outro está sentindo: ele está nervoso? Ansioso? Impaciente? Deprimido? Demonstre que você tem sensibilidade para lidar com a situação.

Você conseguiu identificar o que pode melhorar no seu dia a dia profissional, e até mesmo pessoal, com a linguagem corporal?

Viu só como a linguagem corporal faz parte das dicas sobre como desenvolver inteligência emocional? Se conhece mais alguma dica sobre o assunto, que pode ser incorporada para se transformar em uma grande líder, deixe-a aqui embaixo nos comentários!

2 Comentários

    1. mulherlider

      Obrigada Stefane, conte sempre conosco. Um grande abraço e bom trabalho de conclusão

      Responder

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