Quer equilibrar a vida pessoal e profissional? Confira essas dicas!

A mulher moderna enfrenta o grande desafio de equilibrar a vida pessoal e profissional, já que, infelizmente, o dia tem apenas 24 horas. E quando se trata de dedicação no trabalho e questões pessoais, fica difícil definir prioridades, uma vez que tudo parece ser importante demais!

Mas a questão é simples. Se você souber fazer as escolhas certas, dentro de uma gestão inteligente do seu tempo e, é claro, souber também enxergar os momentos de parar, respirar fundo e curtir um pouco a vida, já vai ter aprendido a achar o equilíbrio. Quer mais detalhes de como conseguir isso? Então, confira essas dicas que separamos para você:

1. Defina suas metas e objetivos

O equilíbrio não existe sem organização, sem as ideias no lugar. Por isso é que se torna tão importante definir o que você quer na vida. Essas metas e objetivos devem, inclusive, conter não só sonhos profissionais, mas também pessoais.

Deseja uma promoção no trabalho? Quer viajar para o exterior com a família no final do ano? Quer aprender outra língua? Faça uma lista e a tenha como direcionamento para todos os seus próximos passos.

2. Estabeleça prioridades para equilibrar a vida pessoal e profissional

Outro fator que também ajuda é ter sabedoria para entender o que é mais urgente de se conseguir ou não. Afinal, quando falamos de prioridades, estamos encarando as condições atuais dentro da realidade. Em suma, enxergue as metas das quais citamos anteriormente e não perca tempo com bobagens. 

3. Adote um hobby e tire um tempo para você

A vida não é feita só de trabalho e dinheiro e é exatamente por este motivo que você precisa tirar um tempo para você mesma. Isso inclui adotar um hobby, algo em que você sinta prazer em praticar.

Pode ser leitura, esportes, corte e costura, artesanato, maratonas de filmes e séries, culinária, o que for. Use essas tarefas prazerosas para descansar a mente, fortalecer sua autoestima e aproveitar melhor seu tempo livre.

4. Não leve trabalho para casa

Se você quer ter um hobby, então pare de levar trabalho para casa. Caso contrário, você nunca terá tempo para você mesma, para curtir a casa e a família, concorda? E, para falar a verdade, é bem aqui que as pessoas se perdem entre a vida profissional e pessoal.

Levar trabalho para a casa confunde as delimitações – tão essenciais e saudáveis – entre as duas dimensões da sua vida. E isso vale também para o famoso celular corporativo, logo, pelo menos no final de semana, tente mantê-lo desligado!

5. Aprenda a dizer não

“Mas como se desligar completamente do trabalho quando eu estiver em casa?”, você deve estar se perguntando. Pois bem, aprenda a habilidade de dizer não. Quando você consegue estabelecer os limites entre o que é necessário e o que pode esperar, por exemplo, você mostra convicção e certeza, dois ingredientes fundamentais para uma vida mais harmoniosa.

Aliás, entenda que tudo tem limite, portanto, respeite você mesma!

6. Gerencie melhor o seu tempo

Por último, mas não menos importante, tente gerenciar melhor o seu tempo para não meter os pés pelas mãos, nem tendendo mais para o lado pessoal, nem para o lado profissional. Tenha horários para trabalhar, para comer, para descansar e para aproveitar o melhor que sua vida pessoal pode oferecer, de forma equilibrada, sem exageros.

Para isso, conte com a ajuda dos planejamentos diários, das agendas, aplicativos, coachings e de todas as dicas que você absorveu até aqui, lendo este post. E se você ainda sente que precisa aprender um pouco mais para equilibrar a vida pessoal e profissional, não deixe de conferir mais dicas sobre como ser mais disciplinada com a gestão de tempo! Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *