Quais roupas usar para se vestir como uma líder no trabalho?

Salto alto, peças com corte elegante e tons sóbrios: toda mulher sabe como se vestir bem para ocasiões especiais. Em outros momentos, a vestimenta adequada não é tão óbvia assim: por exemplo, na hora dos compromissos profissionais, muitos ambientes pedem seriedade e até certa medida de discrição. Se vestir bem para o trabalho não é uma futilidade. Pelo contrário, pode até mesmo ser um diferencial.

Devido a essa variedade de possibilidades, vamos te auxiliar a pensar o seu visual, a fim de causar uma boa impressão no ambiente de trabalho. Afinal, você sabia que uma mulher que procura se vestir com elegância ajuda a fortalecer e construir uma imagem positiva e de liderança, influenciando pessoas em seu contexto profissional?

O melhor disso tudo é que não é necessário montar um novo guarda-roupas ou gastar fortunas com estilistas para se sentir mais segura: uma líder de sucesso pode se vestir de maneira prática e acessível, tomando cuidado com alguns detalhes.

A seguir, veja os 7 aspectos essenciais para compor um ótimo guarda-roupas e se vestir bem para o trabalho:

1. Aposte em calças de alfaiataria

Uma líder deve demonstrar seriedade e sofisticação. Por isso, deve-se evitar o uso de calças justas, que marcam o bumbum ou a barriga. O jeans também precisa ser usado com moderação: algumas calças feitas com este tipo de tecido são pura elegância, mas outras são vendidas já parecendo “surradas”, com os joelhos rasgados ou texturas pouco sérias. Esse estilo mais alternativo só é permitido se você trabalhar em uma agência de publicidade ou outro ramo tido como “descontraído”. Em todos os outros casos, a recomendação é usar calças de alfaiataria. Elas caem muito bem no corpo e são extremamente apropriadas para ambientes formais.

2. Use bons acessórios, mas não abuse

Não adianta nada estar com uma roupa elegantíssima e apostar em uma porção de acessórios démodé. No trabalho, vale a pena montar os trajes com acessórios clássicos e feitos de bom material. Por exemplo, você pode acompanhar um vestidinho preto com um colar de ouro ou prata. Pode ainda investir em peças mais econômicas e de boa qualidade, como aquelas feitas de madeira e sementes naturais. Uma dica extremamente valiosa é: evite itens de plástico! O plástico é o mais pobre dos materiais e ele acaba deixando o visual com pouca ou nenhuma credibilidade.

3. Tenha sempre um blazer no armário

Essa peça é essencial em qualquer armário feminino, especialmente no de uma mulher que tenha um cargo de liderança. O blazer transmite confiança e é uma peça extremamente elegante para os dias ou ambientes mais frios.

Na hora que escolher o seu, tome cuidado para não escolher um modelo muito apertado. Na dúvida é melhor comprar o número maior e aí você pode pedir para ajustar um pouco na cintura para dar um ar mais feminino. Evite comprar um número menor do que o seu: além de prejudicar o visual, o blazer pequeno dificulta a movimentação e pode comprometer a sua performance no trabalho.

4. Evite roupas decotadas ou curtas

Você é linda e pode usar todo tipo de roupa, mas no ambiente de trabalho é recomendável evitar extravagâncias, especialmente se você está ou deseja estar em cargos de liderança. Cargos de coordenação e direção são extremamente cobiçados; por isso, trazem com eles uma visibilidade que muitos profissionais provavelmente nunca tiveram antes. No caso das mulheres, esse fardo é ainda mais duro – basta um decote maior ou uma saia mais curta para sua credibilidade ser colocada em cheque.

Não precisa condenar à morte a sua sensualidade nos ambientes de trabalho, mas essa é a hora de colocá-la de outra forma nas vestimentas, que não exibam excessivamente o corpo. Afinal, uma boa líder deve saber lidar bem com as críticas; contudo, mais do que isso, deve saber evitá-las. Importante: o tomara que caia está proibido para o ambiente de trabalho, tudo bem?

5. Ah… Os sapatos!

Sapatos fechados, pretos e com um saltinho são muito comuns nos pés das mulheres sofisticadas. No entanto, nos pés você pode inovar sem perder a credibilidade de seu trabalho.

Pode ser o caso de investir em escarpins de tons metalizados, que são uma tendência bastante interessante, ou talvez experimentar usar open toes ou peep toes, com uma abertura na frente. Esses tipos de sapatos são bastante femininos e têm um toque de sobriedade. Dependendo do dia e das tarefas que você terá que cumprir, vale até investir em uma sapatilha, mas lembre-se sempre de combinar os sapatos com o look do dia.

6. Atenção com a higiene

Outra questão importante é reparar no nível de conservação e higiene da roupa que você vai usar. Mais do que nunca, é preciso que ela esteja limpa, bem passada e em bom estado de conservação. Evite transmitir uma imagem de desleixo, pois isso compromete muito a sua imagem profissional no trabalho.

Uma boa dica é preparar a roupa no dia anterior, assim você evita de, ainda sonolenta, escolher uma roupa suja ou amassada para usar. Você já deve saber disso, não é mesmo? Afinal, a capacidade de planejamento é uma das principais características das pessoas em cargos de liderança.

7. Ser líder é muito mais

Se você está buscando um cargo de liderança ou alcançou ele há algum tempo e já não lembra mais como isso aconteceu, lembre-se: uma líder é muito mais que um rostinho bonito, é uma pessoa que lida bem com conflitos e que tem uma boa relação com todos, especialmente com o seu time. Por isso, fique de olho no guarda-roupas, mas preocupe-se mais em olhar para dentro de si e ter certeza de que está fazendo o seu melhor, invista no seu autoconhecimento e seja sempre a melhor versão de você mesma. Não esqueça de:

  • sempre dar feedback aos seus pares;
  • investir em si mesma e especialmente na sua capacidade de comunicação;
  • planejar e delegar bem as funções no trabalho;
  • estar confortável e confiante.

A forma como você se veste deve ser um meio para te ajudar a alcançar o seu objetivo no fim, não deve ser o fim em si, já sabe, né?! Por isso, estas são algumas dicas de como se vestir bem no trabalho e, principalmente, de como ser uma boa líder. Neste texto, você pode conferir algumas dicas sobre como a sua linguagem corporal pode te ajudar a ascender na sua carreira. Clique no link porque informação nunca é demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *