Otimização de tempo: como se preparar para o mercado de trabalho?

Você sente dificuldade para equilibrar seus compromissos pessoais e profissionais por ter que desempenhar vários papéis, como os de mãe, esposa, profissional e dona de casa? Além disso, tem sido difícil focar na otimização de tempo para se dedicar mais à sua carreira ou se preparar para o mercado de trabalho de forma adequada?

A boa notícia é que você não é a única mulher que passa por isso. Com a rotina cada vez mais atribulada, realmente acaba sendo complicado achar um tempinho na agenda (sempre cheia) para se preparar mais e ter destaque na vida profissional. Porém, isso não precisa necessariamente ser uma regra. Continue lendo e veja que é possível conseguir tempo para se tornar uma grande líder!

1. Saiba o que você quer

Parece exagero, mas muitas pessoas adultas se sentem sugadas pelo trabalho e parecem ainda não saber muito bem o que querem fazer da vida. O primeiro passo é fazer uma reflexão sobre tudo o que você construiu até hoje em sua carreira profissional e tentar projetar onde você se vê daqui a algum tempo.

A sua meta é uma promoção na empresa? Você deseja mudar de cargo? Quer conquistar o respeito e admiração dos seus subordinados? Independentemente de qual seja seu objetivo, ele precisa estar bem claro para você. Depois que isso estiver definido, é hora de ir para o próximo passo.

2. Comece traçando um planejamento

Como tudo na vida, para que consiga atingir seus objetivos, você precisará de um plano bem definido e, é claro, de determinação. Saber o que você quer já é meio caminho andado, mas ajuda bastante se você elaborar um planejamento com todas as atividades do seu dia a dia bem organizadas.

Fazendo isso, você consegue visualizar melhor como estão seus horários, de forma que consiga encaixar novas ações para se preparar melhor para o mercado de trabalho.

3. Defina prioridades para a otimização de tempo

Dentro do planejamento, você também precisa ser sincera consigo mesma: o que realmente é prioridade para que eu consiga otimizar o meu tempo? Com essa ideia em mente, tente ter uma visão geral de sua vida e traga para o início de seu planejamento aquilo que precisa ser resolvido com mais urgência. Assim, você consegue se livrar de pendências que antes ocupavam seu tempo de maneira improdutiva, para usar seus horários com o que realmente importa.

Outro ponto importante também é que, uma vez definidas as prioridades, é importante focar em uma única tarefa de cada vez. Pessoas que começam a fazer várias coisas ao mesmo tempo acabam perdendo o foco e não conseguem concluir nenhuma delas.

4. Evite as distrações e mantenha o foco

Muita gente usa várias desculpas para não se qualificar mais, e a principal delas é a falta de tempo. Mas você já parou para analisar como pequenos momentos do dia são perdidos com distrações?

Minutos preciosos são gastos na sala do café, em conversas que poderiam ser deixadas para outro dia, no smartphone com as redes sociais, e por aí vai. Imagine só se todo esse tempo desperdiçado fosse utilizado para se preparar mais para o mercado de trabalho. Pois é! Lembre-se do que você realmente quer e evite ao máximo as distrações diárias.

5. Mantenha um bom networking

Ao longo da nossa carreira, é normal (e importante) que construamos alguns relacionamentos com pessoas da mesma área e outras correlatas. Esta rede de contatos é chamada de networking.

Ser amigável com as pessoas (sem esperar nada em troca) é o que torna essa rede mais rica e eficiente. Muitas oportunidades de vagas e cursos podem ser alcançadas por meio dela.

Portanto, na próxima vez que aquele amigo que trabalhou com você há algum tempo lhe convidar para um café, organize sua agenda, vá e ouça o que ele tem a dizer. Pode ser que de uma conversa informal surja aquela oportunidade que você estava esperando há tempos. Basta estar aberta a encontrá-la.

6. Dê o seu melhor sempre

É importante manter a motivação para que a qualidade do seu trabalho não caia. Pessoas desanimadas tendem a fazer as coisas “de qualquer jeito” e acabam perdendo muito mais tempo (e se estressando) com retrabalhos.

Portanto, sempre que se sentir desmotivada, tente identificar o motivo e trace estratégias para sair dessa “vibe”. Dedicar-se inteiramente a cada tarefa e desempenhá-la com precisão e mestria é o caminho para otimizar seu tempo.

Dessa forma, cada assunto trabalhado pode ser considerado realmente resolvido, sem correr riscos de ter de voltar atrás para consertar erros que poderiam ter sido evitados. Algumas vezes você vai errar, é claro, mas o seu objetivo deve ser reduzir o máximo possível essa margem de erro.

7. Conte com a ajuda de coachings alternativos

Você sabe que, apesar de tentar ser mais organizada e evitar distrações, precisa de ajuda para montar e seguir um planejamento de fato eficiente. Algumas pessoas simplesmente não conseguem se organizar sozinhas e uma mãozinha profissional é bem-vinda nessas horas.

Você já pensou em participar de um processo de coaching ou mentoria, por exemplo? O problema é que você nunca tem tempo para se dedicar a um programa de coaching tradicional, não é mesmo?

O problema é que você acaba entrando em um círculo vicioso, no qual não passa pelo processo porque não tem tempo e continua sem saber organizar seu tempo para passar pelo processo.

Se você estiver nessa situação, talvez seja a hora de buscar outros meios de contar com essa ajuda. Nesse caso, você pode optar por coachings alternativos e on-line, que possuem horários flexíveis e trabalham de forma bem dinâmica.

Atualmente, existem treinamentos compostos por videoaulas, rápidas e dinâmicas. O impacto dessas aulas é de longo prazo e você consegue aprimorar o seu desenvolvimento profissional ― e pessoal ― para o mercado de trabalho de maneira efetiva, sem atrapalhar suas outras obrigações diárias.

A otimização de tempo não é assim tão complicada quando você tem as ações certas em mãos. A única coisa que você precisa é de iniciativa e disposição para mudar algumas atitudes do dia a dia que simplesmente minam seu tempo e sua capacidade de produzir.

Por isso, não deixe para depois esta tarefa! Você precisa se preparar para o mercado de trabalho porque ele não espera. Entre em contato conosco e veja como pode incluir treinamentos on-line especializados para desenvolver sua liderança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *