O que é mentoria e como essa atividade pode ajudar mulheres líderes

Equilibrar todos os papeis exigidos da mulher na sociedade atual é bastante estressante. A pressão aumenta ainda mais quando se trata de mulheres em um cargo de liderança. Manter a autoconfiança e passar a segurança que o ambiente corporativo exige também não é fácil.

Para tudo isso, a mentoria aparece como uma solução que pode lhe ajudar tanto no âmbito profissional quando no pessoal. Mas você sabe o que é mentoria? Para lhe esclarecer essa questão, preparamos este artigo.

Aqui você aprenderá em que consiste essa poderosa atividade e qual a diferença entre mentoria e coaching. Você descobrirá aqui como a mentoria pode contribuir para lhe transformar em uma mulher líder de sucesso. Continue lendo e descubra tudo do que precisa!

O que é mentoria

É uma ferramenta de desenvolvimento profissional que conta com o apoio de um mentor para que você alcance a meta desejada. O mentor será alguém mais experiente e bem-sucedido que você em sua área de atuação. Lembra quando você era pequena e pedia para um adulto lhe explicar algo que não sabia fazer muito bem? Pois então, mentoria é basicamente isso.

Nesse caso, seu mentor ou sua mentora será uma pessoa bem-sucedida em sua esfera profissional, que guiará você, com conselhos e ensinamentos sobre como ser mais produtiva e trabalhar melhor. Sua mentora estudará as melhores possibilidades e caminhos para você atingir seu objetivo.

Além disso, esse especialista vai tratar você de igual para igual. Com isso, evita-se as hierarquias e, assim, você tem a chance de ser quem realmente é. A grande vantagem de um mentor é que ele já terá trilhado o mesmo percurso que você já trilhou e ainda trilhará em sua profissão.

Diferença entre coaching e mentoria

Por serem métodos parecidos, é normal que ocorram dúvidas quando se quer diferenciá-los. É comum até encontrar pessoas que acham que são a mesma coisa.

Para que isso não ocorra, vamos à principal diferença entre mentoria e coaching: seu mentor precisará ter experiência no mesmo campo profissional que você; com um coach, esse conhecimento específico não é necessário. 

Quando procurar um mentor

Por ser algo mais específico, você deverá buscar a ajuda de um profissional desse ramo quando estiver se sentindo sem rumo em sua carreira, com aquela sensação de que está estagnado profissionalmente.

A especialista contratada vai lhe ajudar com seus obstáculos no trabalho e como ser mais objetiva e produtiva, auxiliando-lhe a encontrar o caminho mais promissor para que você atinja seus objetivos de maneira mais rápida.

Benefícios dessa prática para sua profissão

Uma grande vantagem dessa atividade é que ela gera melhorias tanto para você quanto para seu mentor. Isso porque, durante o processo, ele será exposto a novas ideias e também terá a oportunidade de refletir sobre seu próprio desenvolvimento profissional.

Mas, vamos ao que interessa: o que você ganha ao procurar a ajuda de um expert?

  • Oportunidade de desenvolver novas habilidades e seu conhecimento.
  • Como aprimorar suas qualidades e superar suas fraquezas.
  • Aprender a confiar mais em si mesma e a se sentir mais segura.
  • Crescer como pessoa e alavancar sua carreira.

Sabemos que, mesmo com os avanços nos direitos das mulheres, nós ainda ocupamos pouco espaço nos cargos de liderança. Muito disso se deve também ao fato de não nos sentirmos capazes de ocupar espaços de poder. Daí a importância de procurar a orientação de um especialista para lhe ajudar a superar os obstáculos e a retomar o controle de sua vida profissional, tornando-se uma mulher líder de sucesso.

Agora que você já sabe o que é mentoria, aproveite para ler um pouco mais sobre o tema e refletir sobre a razão de não existir profissão masculina e profissão feminina. Confira! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *