Liderança feminina: conheça 5 líderes de sucesso

Foi-se o tempo em que o mundo era dominado apenas por homens. A cada dia, a liderança feminina toma conta de importantes cargos, tanto na área empresarial quanto política, por exemplo. E essas desbravadoras servem de inspiração para várias mulheres ao redor do mundo!

A admiração por essas líderes de sucesso serve como ingrediente para o empoderamento feminino e para a construção de um planeta mais justo e igualitário. Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 grandes mulheres que nos inspiram e motivam. Confira!

1. Hillary Clinton

Esta lista não poderia começar com um nome melhor, já que Hillary Clinton estava na disputa presidencial dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. E ela não chegou nesse patamar sem bons motivos: além de ser ex-primeira dama, também foi senadora durante oito anos, pelo Estado de Nova York.

Depois disso, Hillary também ocupou o cargo de Secretária de Estado, o que significa que ela era a segunda pessoa mais importante do governo norte-americano, depois do Presidente Obama. Hillary não conseguiu ser eleita pelo fato da eleição americana ter regras baseadas em colégios eleitorais, mas inspirou muitas mulheres ao conseguir mais votos que o candidato eleito.

2. Luiza Trajano

Não poderíamos deixar de citar uma forte liderança feminina no Brasil. Luiza Trajano transformou sua pequena rede de lojas em São Paulo em uma das maiores marcas do mercado. Há mais de 25 anos liderando o Magazine Luiza, ela é um exemplo de empreendedorismo.

Provavelmente você não sabia disso, mas ela deu origem ao primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo. Ainda na década de 1990, a Magazine Luiza levou seus negócios para a internet, criando o conceito de loja virtual, sendo uma das maiores representantes do e-commerce no país.

3. Oprah Winfrey

Além de ser uma liderança feminina muito famosa, Oprah Winfrey é uma mulher completa e com uma carreira brilhante. Apesar das origens humildes e das dificuldades enfrentadas na infância e adolescência, ela se graduou em Comunicações e Artes Cênicas e deu seus primeiros passos como repórter e âncora de uma emissora do Tennessee, nos Estados Unidos.

Na década de 1980, Oprah conseguiu fundar sua própria produtora, adquiriu os direitos do seu programa e foi a primeira mulher a produzir o seu próprio talkshow. Ela ainda foi além, ingressando no cinema e na indústria editorial.

Primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, Winfrey também é parceira de um canal de TV a cabo voltado para o público feminino.

4. Corazon Aquino

Indo um pouco mais longe, não poderíamos deixar de citar a mulher que liderou o primeiro governo filipino democraticamente eleito. Corazon Aquino, carinhosamente chamada de Cory, assumiu o controle da oposição ao governo ditatorial de Ferdinand Marcos, nas Filipinas, após o exílio e execução do marido.

Cory se candidatou depois de receber um milhão de assinaturas em apoio à sua campanha. Apesar do preconceito por ser uma mulher na política e de perder inicialmente as eleições, Aquino conseguiu se tornar presidente. Os motivos foram a descoberta da fraude eleitoral de Ferdinand e uma manifestação pacífica, conhecida como People Power Revolution, liderada pela própria Cory.

5. Sheryl Sandberg

Para finalizar com estilo a nossa lista de liderança feminina, temos Sheryl Sandberg, a chefe operacional do Facebook, que ocupa o cargo desde 2008. A empresária tornou-se a primeira mulher a ocupar essa posição dentro da companhia e, antes de entrar para o Facebook, trabalhou também como vice-presidente de vendas globais e operações online na poderosa Google.

E não para por aí: eleita pelas revistas Forbes e Time como uma das mulheres mais influentes e poderosas do mundo, Sandberg já foi, também, chefe de pessoal do Departamento do Tesouro norte-americano. Dá para acreditar no currículo dessa mulher e no seu poder de liderança?

Ao ler um pouquinho da história de cada uma das líderes de sucesso que listamos aqui, deu para perceber como a liderança feminina está dominando o mundo, não é verdade? Portanto, inspire-se nessas mulheres para se tornar mais segura, confiante e reconhecida como uma verdadeira líder!

Este post lhe foi útil? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *