Conheça 4 empresas que valorizam mulheres líderes

Não é de hoje que as mulheres deixaram para trás a imposição de serem apenas “do lar” e conquistaram o mercado de trabalho. No entanto, elas ainda lutam por equidade salarial e ocupação de cargos de chefia. Para ajudar, muitas empresas que valorizam mulheres líderes estão com elas nessa batalha pela representatividade feminina.

Essas organizações apresentam programas internos que fomentam a discussão sobre o tema. Também aplicam estratégias para garantir o espaço merecido para as mulheres.

Que empresas são essas? Acompanhe este texto e conheça 4 organizações que estão dando um show de empoderamento feminino. Confira!

1. Unilever

A multinacional britânica-neerlandesa de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e de higiene pessoal está do lado das mulheres. A Unilever recentemente tem aumentado a presença feminina nos cargos de liderança. Estima-se que a empresa já possui 49% de executivas, muito próximo de alcançar a igualdade de gênero.

Para chegar a essa importante conquista, a organização trabalha com programas internos de diversidade. Atividades como mentoring, coaching e networking são desenvolvidas e ensinadas às mulheres da empresa com o objetivo de prepará-las para ocupar cargos que tradicionalmente eram voltados para os homens.

2. Votorantim

Um dos maiores grupos empresariais do Brasil possui cerca de 60% de mulheres como funcionárias. A Votorantim S.A. conseguiu essa marca graças às iniciativas voltadas para o público feminino.

O grupo oferece há muito tempo a licença-maternidade de 180 dias, garante um auxílio-creche com valor confortável para além das necessidades do momento e proporciona a suas funcionárias um programa de acompanhamento especial da saúde.

3. Braskem

O empoderamento feminino é um tema extremamente presente na Braskem. A empresa recentemente tem desenvolvido diversas atividades para discutir o papel da mulher nas organizações.

Por exemplo, o Programa de Diversidade com a promoção da Equidade de Gênero foi instaurado na empresa para ampliar a representatividade da mulher. Por conta das suas iniciativas, a companhia foi premiada mundialmente pelo reconhecimento do esforço para o engajamento da liderança feminina.

4. Avon

Beleza e participação feminina são os temas-chave da Avon. A empresa de cosméticos tem tradição de dar à mulher uma posição especial.

Ela foi considerada a primeira companhia no Brasil a instalar berçário interno em suas dependências e oferecer licença-maternidade estendida para 180 dias. Além disso, a empresa tem programas exemplares para incentivar as mulheres a assumirem postos de liderança.

Dentro da organização, homens e mulheres recebem o mesmo salário para as mesmas funções, os horários são flexíveis e há possibilidade de trabalhar em casa. Tamanho sucesso pode ser percebido na representatividade. Sabe-se que, dos 6,5 mil colaboradores da Avon, 62% são mulheres.

Essas são algumas empresas que valorizam mulheres líderes. É interessante observar que é possível aprender sobre liderança ouvindo e compartilhando histórias de outras mulheres.

E isso vale para qualquer ramo de atuação como no caso das mulheres líderes no mercado de Engenharia. Conhecer as estratégias de cada uma delas para driblar o machismo é algo bastante inspirador.

Essas informações foram interessantes para você? Então, faça com que suas amigas saibam disso também. Compartilhe este texto nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *