Confira 4 métodos para alcançar o empoderamento profissional

Quem não deseja o empoderamento profissional? Para nos sentirmos felizes e completas de fato, é necessário que estejamos bem em duas esferas: pessoal e profissional.

Quando um desses setores da nossa vida não está como gostaríamos, a tendência é que nos sintamos um tanto frustradas.Talvez seja por isso que todas nós estamos, de certa forma, tentando realizar nossos projetos. 

Entretanto, boa parte desse objetivo depende de nós mesmas. Muitas vezes procuramos um culpado para nossos fracassos, quando na verdade eles podem ser provenientes de atitudes que nós mesmas tomamos (ou deixamos de tomar).

Pensando nisso, listamos abaixo algumas técnicas que você pode utilizar seguir na direção do tão sonhado empoderamento profissional:

1. Valorize a busca pelo conhecimento

Uma boa profissional está sempre disposta a aprender. Ela nunca se julga autossuficiente ou acredita que é desnecessário adquirir conhecimentos novos. Portanto, leia, faça pesquisas, participe de cursos e palestras e busque sempre expandir seus horizontes.

A busca pelo conhecimento não faz de você uma profissional incompleta. Pelo contrário: mostra que você demonstra interesse pelas questões e está sempre à procura de algo que a torne mais informada e capacitada.

2. Seja independente

Você é única, tanto como pessoa quanto como profissional. É por isso que deve buscar seus próprios objetivos. Não se deixe levar pela opinião alheia: muitas vezes, o que seus familiares e amigos acreditam ser melhor para você não é o que você deseja buscar.

Um trabalho que traria satisfação total à sua amiga, pode soar como maçante para você, e vice-versa. Entenda que cada mulher deve ter suas metas e trabalhar para alcançá-las, sem depender da aprovação ou opinião dos outros.

3. Saiba liderar

Ainda que você não ocupe uma posição de gerência ou supervisão, é importante saber liderar — isso porque a liderança não é característica exclusiva de alguns cargos. Ela nos auxilia tanto na vida pessoal quanto profissional e desenvolvê-la ainda é um grande desafio para algumas pessoas. Portanto, não deve ser algo que lhe cause medo.

Entretanto, é importante ser líder no dia a dia, sem perder a humildade ou desrespeitar a hierarquia profissional. Mulheres com características de liderança tendem a ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

E não é necessário nascer líder: isso é algo que pode ser desenvolvido. Ou seja, com técnica e estudo, você pode se tornar uma dessas líderes incríveis!

4. Desenvolva uma audição seletiva

Críticas construtivas visam mostrar os pontos que ainda podemos melhorar. Afinal, todas nós temos características positivas e também questões que precisam ser trabalhadas. Isso não a coloca em desvantagem diante dos outros profissionais.

Entretanto, há pessoas que nos dirigem críticas destrutivas, que nada têm a acrescentar, visando apenas atingir a nossa autoestima. Essas normalmente vêm de pessoas que precisam humilhar às outras para se sentir melhor.

Quando receber uma crítica destrutiva, não a internalize. Tenha consciência do seu valor e entenda que não é possível agradar a todos. Tudo o que ouvimos precisa ser filtrado, para que não nos deixemos intoxicar por pensamentos e ideias que abalem a nossa autoconfiança.

Percebeu como com as técnicas certas podemos nos desenvolver e construir nosso caminho rumo ao empoderamento profissional? Se você gostou do post, que tal entender ainda mais sobre os impactos da autoliderança?

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *