Como ser uma mãe empreendedora e bem-sucedida?

Quando se tornam mães, muitas mulheres repensam a vida profissional. Querem dedicar mais tempo aos filhos, mas também precisam manter a independência financeira e a realização que o trabalho proporciona. Dessa forma, o empreendedorismo tem se mostrado uma alternativa na busca pelo tão necessário equilíbrio.

Confira as dicas que separamos para que você tenha sucesso como mãe empreendedora!

Em qual tipo de negócio devo empreender?

É fundamental que você se identifique com o negócio que pretende iniciar. Às vezes, um hobby pode se tornar uma profissão. Nada como trabalhar com prazer. Mas é claro que buscamos também um retorno financeiro. Portanto, pesquise muito e encontre novas oportunidades.

Defina quem será seu público-alvo, o tamanho do seu mercado e da sua concorrência e o investimento que você terá que fazer para começar o negócio.

No início, pode parecer difícil. Por isso, quanto mais informações tiver, melhor. Procure ajuda especializada. Uma consultoria ou treinamento podem ser muito úteis nessas horas. E existem aqueles específicos para mulheres. Experimente!

Posso trabalhar de casa?

A era digital trouxe a possibilidade do home office. Além disso, surgiram os negócios online. Muitas mães empreendedoras dedicam-se às suas lojas virtuais. Outras administram blogs, que, a partir de uma gestão eficiente, podem se tornar rentáveis.

Tão envolvidas no delicioso universo infantil, muitas mães focam em negócios voltados exatamente para essa área. Um e-commerce de fraldas ou roupas para bebês, consultoria para mães de primeira viagem e decoração para festas infantis, que mescla o online com o presencial, são alguns exemplos.

Se o mundo virtual for a sua opção, é importante que tenha uma ótima vitrine. Seu site deve conter informações claras e objetivas, fotos de qualidade. Tudo em uma plataforma funcional.

Aqui, mais uma vez, vale a dica: prepare-se. Faça um curso, converse com especialistas. As chances de sucesso serão bem maiores!

Como posso me organizar?

Esse é o verdadeiro desafio da mãe empreendedora: organizar-se em meio a tantas tarefas. Comece fazendo um planejamento das ações e estabeleça um cronograma, com metas a curto, médio e longo prazo.

Para as mães, cumprir a agenda pode ser complicado. Inclua no planejamento a curto prazo os compromissos com os filhos e com a casa. E não tenha medo de pedir ajuda. Você não precisa dar conta de tudo sozinha! Conte com parentes, amigos e profissionais.

Se você decidir trabalhar em casa, cuidado com as distrações. Nos momentos em que estiver trabalhando, evite celular, redes sociais etc. Reserve o horário em que as crianças estão dormindo ou na escola para focar naquela atividade mais complexa ou falar com os clientes.

Quando as crianças estiverem em casa, envolva-as em alguma tarefa, como embalar produtos ou organizar o estoque.

Reserve um tempo também para participar de feiras e eventos para se aproximar de seu público. Isso também é possível de maneira virtual, nas redes sociais ou em grupos voltados para o seu nicho de mercado. Procure também os grupos de mulheres ou mães empreendedoras!

Como conciliar a maternidade com um negócio já antigo?

Algumas mulheres têm o empreendedorismo no sangue. Tocam seus negócios há muito tempo e, em determinado momento, têm que lidar com a maternidade.

Haverá mudanças, claro. Principalmente no início, quando o bebê é muito dependente da mãe.

Nesse caso, prepare sua equipe para esse momento em que você precisará se ausentar. Também envolva a família nos cuidados com a criança. E refaça o seu planejamento, incluindo os novos compromissos.

São muitos os exemplos de mulheres que conseguiram e que viram a família e a empresa crescerem juntas, em harmonia. Ser mãe empreendedora e bem-sucedida é possível! Você tem alguma outra dica ou experiência para contar? Deixe seu comentário no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *