Como conciliar a vida pessoal e profissional?

33616-como-conciliar-a-vida-pessoal-e-profissional

Um dos principais desafios para a mulher moderna está em conciliar a vida pessoal e profissional. Somos mães, funcionárias, líderes, esposas, namoradas, donas de casa e mais uma infinidade de possibilidades. No entanto, para uma vida saudável física e mentalmente, é preciso equilibrar tudo isso e não se tornar escrava da profissão ou sentir culpa por momentos merecidos de lazer e zelo com sua vida pessoal. Quer saber como se dedicar integralmente a todos os aspectos da sua vida? Neste post, selecionamos algumas dicas para conciliar vida pessoal e profissional. Confira!

Planeje-se!

A organização é fundamental para ter mais equilíbrio na vida pessoal e profissional. Isso vale para a vida e para o dia a dia. Listar suas atividades profissionais e pessoais lhe dará uma noção de quanto tempo você dispõe para cumpri-las. Além do sentimento delicioso de missão cumprida ao fim do dia, você ainda percebe a importância de cuidar um pouco de você após enfrentar tantos desafios.

Entenda suas escolhas

A vida é feita de escolhas e pagamos um preço por elas. Por isso, se você assumiu mil e uma funções no trabalho, é necessário entender que sua vida pessoal ficará comprometida. Mas isso não deve ser visto como uma punição, e sim uma consequência. Mesmo assim, é importante saber que sempre é tempo de mudar uma situação intolerável. Se você sentir que está esgotada, pise no freio. A mente e o corpo agradecem.

Estabeleça prioridades

Só você pode saber e decidir quais são suas prioridades. Se você está economizando e vai precisar se dedicar mais ao trabalho por um período, então o faça. Independente do que as pessoas lhe falarem, é importante entender o motivo por ter feito essa escolha e ir em frente a seus objetivos. Umamulher segura de suas escolhas é uma mulher realizada. Da mesma forma, não dê ouvidos a pessoas destrutivas que criticarem seu happy hour semanal dizendo que você tem que cuidar dos filhos ou da casa.

Não se culpe pelo ócio

O mundo louco de hoje em dia está desencadeando estresse e ansiedade em milhões de pessoas. Permita-se parar e descansar sempre para reiniciar sua jornada profissional. Fique sem fazer nada ou passe o domingo assistindo séries e entenda a importância do ócio. A mente também precisa descansar.

Pratique o otimismo

Encare os problemas na vida pessoal e no trabalho de uma forma alegre. Não que você precise sorrir para tudo, mas vale a pena buscar saídas e soluções para os problemas de forma positiva, pois isso ajuda a encarar a vida com mais leveza.

Equilibrar a vida profissional e a pessoal é essencial para uma vida plena e equilibrada, mas também é um desafio para as mulheres, que sofrem julgamentos de todos os lados. Não hesite em mudar o que não está lhe fazendo bem e esteja segura do que escolher. Só você sabe o preço que quer e pode pagar e só você sabe o que busca no fim da trajetória. Também não tenha medo de mudar de ideia!

Gostou das nossas dicas sobre conciliar a vida pessoal e profissional? Compartilhe com as amigas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *