Como a motivação para mulheres é uma arma no mercado de trabalho?

A motivação para mulheres pode se tornar uma arma no mercado de trabalho, tanto para as empresas quanto para as profissionais. Afinal, uma mulher motivada passa a desempenhar melhor suas funções e atribuições e pode, inclusive, contagiar toda a sua equipe a também obter resultados positivos.

A satisfação profissional é um resultado direto da motivação e, dessa forma, temos uma funcionária mais dedicada, eficaz e envolvida com a empresa. Pensando nisso, no post de hoje, selecionamos os principais benefícios trazidos pela motivação para mulheres. Continue a leitura e saiba como deixar suas colaboradoras mais competitivas e valorizadas no mercado de trabalho! Vamos lá?

Otimização das atividades

Profissionais motivadas trabalham mais e melhor, pois estão mais profundamente envolvidas com suas tarefas e com os objetivos da empresa.

Nesse sentido, Abraham Maslow definiu a Pirâmide de Maslow, dividindo as necessidades humanas em cinco categorias: fisiológicas, segurança, sociais (amor e relacionamentos), estima e realização pessoal. Cada uma dessas etapas é fundamental e, quando uma é atingida, naturalmente partimos rumo à busca da seguinte.

Portanto, a motivação para mulheres é uma ferramenta para promover nelas o desejo de subir de nível. Enquanto existe essa expectativa de crescimento e da conquista das recompensadas recebidas por ascender na pirâmide, a funcionária tende a se manter disposta e a trabalhar melhor.

Por isso, fomentar a motivação para mulheres envolve adotar métodos que ajudem-nas a avançar nessa hierarquia. Desse modo, é preciso mudar o enfoque operacional sobre as funcionárias para um modelo estratégico, gerando situações e recompensas motivacionais e, consequentemente, elevando o desempenho organizacional.

A mulher interessada em aumentar sua motivação também deve estudar esses cinco níveis, para então buscar formas de atendê-los para sua própria realização pessoal e profissional. A pirâmide de Maslow também é muito importante entre líderes e gestoras de equipes, pois podem apresentar alternativas para motivar suas funcionárias.

Desenvolvimento de uma cultura empresarial colaborativa

Quando a motivação da equipe é visada, desenvolve-se uma cultura empresarial colaborativa. Afinal, as profissionais tendem a perceber que a empresa e sua gestora estão se focando no bem estar delas e, consequentemente, irão querer retribuir aumentando sua performance. Desse modo, todos e todas ganharão com uma sinergia mais colaborativa.

Melhora nas relações

Mulheres motivadas são mais satisfeitas, e pessoas satisfeitas geralmente são mais abertas e bem humoradas. Essa motivação aumenta a autoconfiança e, dessa forma, o clima de otimismo certamente melhorará as relações e o trabalho em equipe.

Diferencial competitivo

Mulheres que conseguem se motivar, ou motivar suas equipes, também ganham diferenciais competitivos — além, é claro de trabalharem melhor! Gestoras realmente competentes, afinal, são aquelas capazes de unir suas equipes em prol de um mesmo objetivo.

Como líder, seu papel é guiar os demais profissionais a darem o melhor de si em suas funções. Você também é fundamental na hora de ajudar a levantar o astral em épocas de crise, evitando que atmosferas de pessimismo surjam entre os colegas e influenciando as pessoas positivamente.

Investimento em capital humano

Para que as mulheres da sua empresa se sintam motivadas, é necessário construir uma relação equilibrada entre as expectativas e recompensas que se pode obter no trabalho e na carreira. Nesse sentido, investir no capital humano é outro fator que pode colaborar na motivação para mulheres a curto, médio e longo prazo.

É preciso entender quais ações podem ajudar cada colaboradora individualmente e, então, fomentá-las. Estratégias eficientes incluem cursos de aperfeiçoamento, bônus financeiros, recompensas ao final do ano, melhora do local de trabalho e dias de folga para as mulheres passarem mais tempo com a família, entre outras.

Porém, a profissional também deve ser transparente, demonstrando que seus objetivos são alinhados aos da empresa e que ela irá trabalhar para potencializá-los. A motivação para mulheres deve ser incentivada, de modo a construir relações profissionais onde todos e todas saem ganhando.

Embora a tecnologia esteja presente em quase todos os setores organizacionais e seja um dos grandes motores de crescimento da atualidade, são as pessoas que movem as organizações. Dessa forma, quando todas as pessoas estão motivadas em prol de um objetivo comum, o resultado é uma empresa alcançando cada vez mais sucesso.

E então, pronta para trabalhar a motivação para mulheres? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *