A mulher na liderança

O empoderamento e a força feminina tão discutidos nos últimos tempos têm impulsionado mulheres a realizar grandes conquistas, inclusive a liderança. Hoje, felizmente, é cada vez mais comum encontrar uma mulher na liderança de grandes corporações.

A cada dia elas ganham mais espaço no mercado de trabalho e disputam com o público masculino importantes posições na gestão empresarial.

Conquista

O espaço que a mulher vem ocupando no mercado de trabalho é considerado uma grande conquista, apesar de ainda ser necessário muitos avanços. Conquista esta que não foi alcançada tão fácil assim – mesmo desconsiderando todas as questões políticas e sociais que a envolve – a mulher foi em busca da profissionalização para garantir e firmar o seu espaço.

Hoje, a parcela de mulheres com graduação, pós-graduação e doutorado só aumenta, tornando-as cada vez mais capacitadas para ocupar as grandes posições.

Ter uma mulher na liderança é sinônimo de ter uma boa gestão

Se as mulheres buscam e investem cada vez mais em capacitação profissional, isso significa que a cada dia elas se tornam mais preparadas para praticar uma boa gestão.

Adquirir conhecimento traz segurança, com segurança sabemos o que fazer e como fazer, e é exatamente essa tarefa que as mulheres líderes desempenham: através do conhecimento elas tomam suas decisões.

Além disso, e tão importante quanto, o conhecimento amadurece ideias e expande a mente, ações indispensáveis e que devem ser trabalhadas todos os dias por pessoas que ocupam cargos de liderança, a fim de desempenharem uma boa gestão.

As características femininas que auxiliam na posição de líder

As mulheres possuem alguns traços de personalidade muito específicos e que, sem dúvida, as auxiliam em um posicionamento de liderança. Os principais e mais perceptíveis são:

1) Comunicação efetiva

Geralmente, com sua percepção e sensibilidade, a mulher é capaz de modelar o seu tom de voz de acordo com o objetivo que deseja alcançar, conquistando uma comunicação efetiva.

Elas sabem qual a situação apropriada para aumentar o tom de voz, ou falar mais tranquilamente, comunicando-se de forma apropriada e efetiva com o receptor da mensagem.

2) Multitarefa

Conhecida por ser multitarefa, pensar e agir rapidamente, a mulher consegue conduzir diferentes tarefas e orientar diferentes pessoas simultaneamente, características indispensáveis de uma líder.

3) Equilíbrio

Ser multitarefa requer muito equilíbrio para que as atividades não sejam atropeladas, mas sim, feitas com calma para alcançar a excelência, e é isso que uma mulher na liderança faz.

Para que tal equilíbrio seja alcançado elas respiram fundo. As mulheres sabem exatamente qual é o momento de realizar uma pausa e respirar. Esse respiro profundo traz a elas consciência, seja para o momento ou para realizar uma ação.

4) Conexão

A capacidade de sentir empatia pelo outro é muito mais aguçada na mulher, isso porque ela é mais disposta a ouvir.

No momento em que ela se dispõe a compreendercada um em sua individualidade, ela cria conexões verdadeiras.

As conexões criadas com seu time torna o ambiente muito mais leve, agradável, e diminui genuinamente as chances de atritos e indisposições.

5) Foco nos detalhes

Elas reparam no todo. Mulheres são altamente detalhistas. Tudo aquilo que elas fazem ou observam é de forma minuciosa, o que garante um pensamento mais crítico e analítico.

6) Exigência

Geralmente, as mulheres têm o costume de querer que as coisas aconteçam da melhor forma possível, sempre. Aquilo que elas se dispõem a fazer tem que ser realizado de forma impecável, fazendo com que elas sejam mais exigentes.

A exigência é sem dúvida uma característica indispensável em uma líder, pois, agindo dessa forma, ela fica mais próxima de alcançar os bons resultados.

7) Flexibilidade

Adaptáveis a mudanças, as mulheres costumam ser mais flexíveis, ponto muito importante para lidar com situações de instabilidade, que frequentemente acontecem no mundo dos negócios.

8) A combinação entre força e delicadeza

Ao mesmo tempo em que são exigentes, são empáticas. Da mesma forma em que são multitarefas, mantêm o equilíbrio. Aqui, um ponto importante ficou mais nítido: as mulheres conseguem dosar seus extremos fortes e seus pontos mais delicados, uma combinação perfeita para um posicionamento de liderança.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *