5 dicas para terminar o dia bem depois do trabalho

Realização pessoal e profissional, cuidado com a família e autocuidado, engajamento social. A vida da mulher na atualidade é repleta de desafios que, quando superados, são capazes de prover satisfação e autoconfiança. Porém, junto com todas essas oportunidades, pode vir também o estresse proveniente do desejo ou da necessidade de se envolver em várias atividades ao mesmo tempo.

Se você também faz parte desse grupo de super-mulheres que querem alcançar todos os seus sonhos e objetivos, mas sem abrir mão da qualidade de vida, descubra algumas atitudes simples que pode adotar para terminar o dia bem!

1. Aprenda a relaxar

Nem sempre é fácil se desligar dos desafios do trabalho ao sair da empresa. Por isso, às vezes precisamos nos condicionar a certas atitudes que podem nos ajudar a conseguir isso, como se fossem um botão off mágico.

Os resultados podem variar de uma pessoa para outra, mas banhos revigorantes, escalda-pés ou uma massagem podem fazer milagres! Não tem quem faça a massagem? Na internet mesmo, você pode encontrar muitas dicas de como fazer uma automassagem renovadora.

Tente deixar o ambiente o mais relaxante possível: experimente uma iluminação com velas, uma essência agradável ou até uma playlist inspiradora.

2. Faça algo de que gosta

Geralmente, passamos os dias trabalhando. Ao final do expediente, procure separar alguns minutos para algo que faça bem a você.

Você pode ler um livro, ouvir músicas, assistir à sua série favorita e — por que não? —saborear algo de que gosta. Um jantar semanal com o prato preferido pode fazer diferença!

Talvez isso pareça impossível com casa e crianças para cuidar. Porém, com um pouco de planejamento, você conseguirá encontrar tempo. E colocar as crianças na cama mais cedo só fará bem a elas.

3. Pratique exercícios leves

A atividade física desempenha um papel importante em vários aspectos: ajuda a manter o peso corporal, beneficia o sistema cardiovascular, fortalece os músculos e ainda gera endorfinas — o hormônio do prazer e alegria.

Portanto, adotar um esporte na rotina realmente contribui para terminar o dia bem, manter a saúde e garantir que o corpo esteja preparado para os desafios do dia a dia. Mas, à noite, prefira as modalidades mais leves. Senão, você corre o risco de ficar ainda mais agitada e até ter dificuldades para dormir.

4. Aposte nos rituais

Em uma agenda já tão apertada, pode ser difícil incluir aquilo que nos faz bem. Porém, quando transformamos essas “tarefas” em rituais, incorporá-las pode se tornar um pouco mais fácil.

Se é difícil se alimentar bem ao final do dia, por exemplo, tente criar um ritual: reunir a família à mesa, comer tranquilamente enquanto conversa. Será mais fácil praticar uma boa alimentação dessa forma.

Da mesma forma, é possível ter um ritual de cuidados com a pele e cabelos. Se você percebe que esse tempinho de autocuidado lhe faz bem, vale a pena investir um pouco de disciplina para incorporá-lo.

Mas para as novas práticas não se tornem simples obrigações, é importante adotar um hábito de cada vez, dando tempo para a agenda se acomodar e a mente se acostumar.

5. Durma bem

Dificilmente, encontraremos algo tão relaxante quanto o sono: proporciona o descanso que nosso corpo e mente precisam e é essencial à recuperação do organismo. 

Boas noites de sono garantem a saúde, a disposição e a concentração necessárias para realizarmos nosso trabalho com qualidade e motivação. Também renova nossas células, mantendo a pele mais jovem e melhorando ainda mais a aparência.

Se tiver dificuldade para dormir, estabeleça um ritual para ir se “desligando” aos poucos: coloque as crianças para deitar mais cedo, diminua a intensidade das luzes, reduza o barulho. Algumas sugestões anteriores, como o momento de leitura, a música ou até o ritual de beleza, podem ajudá-la a relaxar e prepará-la para uma noite reparadora.

Gostou das nossas dicas para terminar o dia bem? Afinal, trabalhar é muito importante, mas cuidar de nosso corpo e mente também é fundamental.

Mas se você ainda acha que sua rotina é muito apertada para garantir esses mimos, leia o nosso artigo sobre como equilibrar vida pessoal e profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *