5 armadilhas no empreendedorismo feminino que você deve superar

5-armadilhas-no-empreendedorismo-feminino-que-voce-deve-superar29573

Existem diversos motivos e situações que motivam empreendedoras a começarem suas próprias empresas. Algumas começam porque vislumbraram uma boa oportunidade de negócio, outras pela necessidade gerada a partir de uma situação, como a perda de um emprego, por exemplo.

Independentemente da maneira como você começou o seu empreendimento, certamente, existem obstáculos comportamentais e dificuldades que o mercado impõe, os quais precisam ser superados.

No post de hoje, vamos apresentar a você 5 armadilhas do empreendedorismo feminino que devem ser superadas para o sucesso do seu negócio. Confira!

1. Planejar demais antes de começar

Esta é uma das armadilhas que mais leva empreendedores a perderem ótimas oportunidades para empreender. Normalmente, quando você pensa em uma ideia de negócio, a primeira coisa que vem à cabeça é um plano de negócios e um planejamento estratégico, certo?

Pois bem, apesar de serem documentos importantes para o sucesso de um negócio, é preciso tomar muito cuidado para que esse trabalho não tome tempo demais no começo da empreitada. Lembre-se: timing de mercado é fundamental para o sucesso de uma nova empresa!

2. Não dedicar atenção para a gestão das finanças

Outro ponto que leva muitos novos negócios à falência é a falta de atenção com a gestão financeira. Mesmo que seu negócio comece sem uma grande geração de receita, procure organizar, desde o princípio, as fontes de entrada e saída de recursos, para que você consiga sempre identificar onde está e para onde vai o dinheiro.

Além disso, uma empresa sem uma boa gestão de recursos não consegue parar de pé. Portanto, em hipótese alguma misture as finanças pessoais com as da empresa.

3. Buscar a perfeição

Quando o assunto é trabalho, as mulheres são profissionais que se destacam por serem exigentes e perfeccionistas. Então, na hora de pensar em sua própria empresa, tome cuidado para não exagerar nesses pontos e, com isso, acabar perdendo prazos e metas.

Ser flexível e não ter medo de mudar de direção é fundamental para o sucesso no empreendedorismo feminino. O excesso de perfeccionismo vale também para o início do negócio: se você for esperar as condições perfeitas para começar, sua ideia nunca irá sair do papel.

4. Não assumir riscos

Mulheres, geralmente, são profissionais que preferem tomar decisões seguras, certas de que estão fazendo a escolha certa para um resultado satisfatório. No entanto, o mundo dos negócios nem sempre é certeiro e objetivo. Ter aptidão ao risco é importante para empreendedoras que buscam o sucesso, por isso, atente-se às oportunidades e nunca tenha medo de tomar uma decisão mais arriscada.

5. Pedir conselhos apenas para homens

O mundo do empreendedorismo ainda é dominado pelos homens, então, será inevitável se relacionar com eles no âmbito profissional. Você pode até ter um mentor, ou mesmo um colega ou marido que ajude com conselhos, mas evite dar atenção somente a eles. Os desafios que você enfrentará, sem dúvida, serão diferentes, e, mesmo que inconscientemente, as mulheres tendem a buscar a aprovação masculina. Confie na sua intuição e trabalhe com auto confiança!

Abrir o próprio negócio é um caminho de muito trabalho e dedicação, mas que, ao mesmo tempo, traz uma satisfação e uma realização pessoal muito grandes. Fique atenta às armadilhas do empreendedorismo feminino e nunca deixe de correr atrás de seus sonhos!

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *