4 hábitos saudáveis para incluir na rotina de trabalho

O sedentarismo crescente vem preocupando os profissionais de medicina, principalmente, pois ele já é considerado a quarta maior causa de mortes em todo o mundo. Com o aumento da carga de trabalho e estresse de modo geral, aliada aos recursos digitais, as pessoas estão se tornando cada vez mais sedentárias. Para ajudá-la a ficar bem longe deste problema, listamos algumas dicas sobre como inserir hábitos saudáveis na rotina de trabalho e, assim, aumentar muito sua qualidade de vida. Confira!

Insira hábitos saudáveis na rotina de trabalho por meio da alimentação

Com a correria do dia a dia, muitas vezes recorremos às comidas rápidas e redes de fast food, que estão cada vez maiores e em mais lugares. Por outro lado, o sedentarismo entre a população vem crescendo em ritmo proporcional. A combinação entre esses dois fatores é extremamente preocupante e vem tirando a saúde de muita gente.

Desfrutar de alimentos frescos e saudáveis tornou-se quase um luxo. Diante da falta de tempo cotidiana, ainda que muitas pessoas se esforcem, elas estão expostas a grande oferta de alimentos processados e congelados. O ideal é preparar sua própria comida com os ingredientes mais frescos e livres de toxinas que puder encontrar.

Por isso, se você deseja de fato ter uma alimentação mais saudável, leve sua própria comida para o trabalho. Além de economizar dinheiro, você dará ao seu corpo todos os nutrientes que ele necessita. Procure evitar o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha, dê preferência à água e sucos naturais. Não pule refeições, nem passe mais de quatro horas sem ingerir alimentos nutritivos.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios antes, durante e depois do expediente é muito benéfica, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Sobretudo se a prática de exercícios envolver esportes e outras atividades ao ar livre. Para quem mora em cidades menores, é possível ter algum contato com a natureza, o que pode aliviar muito a carga de estresse.

Aqueles que trabalham sentados durante muito tempo devem praticar alongamentos e, se possível, um aquecimento. Pode ser uma corridinha até o prédio onde você trabalha ou subir pelas escadas, em vez de usar o elevador. Tal prática é essencial, principalmente se você passa horas na frente do computador. Neste caso o ideal é fazer pausas, ao menos, de hora em hora.

Cuide também das emoções

Pouco adianta incorporar hábitos saudáveis na rotina de trabalho se é o próprio trabalho o maior causador de estresse na sua vida. As relações no ambiente de trabalho, em muitos casos, podem se tornar incômodas ou, até mesmo, insuportáveis por diversos motivos.

Trabalhar em um ambiente negativo raramente vale a pena. Por isso, procure manter este espaço arejado, limpo e harmônico para que sua jornada seja menos cansativa. Ninguém consegue trabalhar em paz em meio ao caos e desordem.

Descanse

Por mais que seu trabalho seja importante e você o ame, uma hora é preciso parar e descansar. E descansar não significa deitar no sofá para ler os relatórios, nem aproveitar o fim de semana para responder e-mails.

Reserve um dia da semana somente para recarregar suas baterias e, certamente, você sentirá maior disposição durante a semana de trabalho. Pessoas esgotadas não conseguem ir muito longe, independentemente de seus esforços. Se você quer realmente fazer seu trabalho direito, precisa respeitar seus limites e descansar o quanto for possível.

O que você achou do nosso artigo sobre como incluir hábitos saudáveis na rotina de trabalho? Compartilhe o nosso post nas redes sociais e ajude seus amigos a incorporarem tais ações no dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *