10 atitudes para o empoderamento da mulher no trabalho

empoderamento da mulher no trabalho é um assunto que, apesar de estar em destaque, deveria fazer parte de uma discussão mais ampla, pois os seus resultados incluem o crescimento pessoal e profissional de cada uma de nós.

Consequência das conquistas que as mulheres vêm alcançando, o empoderamento feminino ainda não é um movimento natural, pois nem todas se sentem estimuladas a aplicar suas ações em suas rotinas — seja por medo ou por falta de informação. Por isso, chegou a hora de mudar esse panorama!

Conheça agora 10 atitudes que estimulam o empoderamento da mulher no trabalho:

1. Acredite que você é capaz

Mesmo diante de desestímulos provenientes de outras pessoas, principalmente as que te dizem que você não é capaz de algo, jamais desanime! Assim como qualquer outra pessoa, ao dar o seu melhor, você terá grandes chances de conseguir tudo o que deseja. A tentativa é sempre uma melhor alternativa do que o fracasso pelo simples medo de tentar.

2. Não tente ser quem você não é

A sociedade dita regras e está acostumada a dizer para cada um dos seus membros, como eles precisam agir. Não mude a sua essência somente para agradar aos outros. Representar um papel pode deixar os demais contentes, porém não vai te fazer feliz.

3. Insista, por mais que seja difícil

O ambiente de trabalho é repleto de obstáculos, porém você pode vencê-los. Empecilhos fazem parte do seu trajeto profissional e serão vencidos com força de vontade e criatividade. Entenda que as dificuldades que a vida nos impõe trazem aprendizado e experiência.

4. Releve o que não for te ajudar

Críticas, quando são construtivas, podem ajudar você a perceber quais são os aspectos que necessita melhorar. Diante disso, descarte toda e qualquer crítica destrutiva, pois sabendo que você não agradará a todos, em algum momento alguém vai criticar apenas com o objetivo de te deixar mal.

5. Ressalte suas qualidades

Não tenha medo de assumir que você domina determinado assunto ou função. Os méritos são todos seus. Ninguém pode retirá-los de você. Todas as suas características e títulos que contribuem para o dia a dia do trabalho devem ser ressaltadas para que estejam sempre associadas à sua imagem.

6. Saiba trabalhar em equipe

Ao invés de assumir uma postura tímida diante dos demais, procure trabalhar em equipe para formar um time de aliados dentro do seu trabalho. Quando a sua equipe de trabalho reconhece os seus potenciais, você se torna mais visada pelos gestores para assumir cargos de liderança.

7. Não fique somente na teoria, vá para a ação

É muito importante que você planeje bem todas as ações que fazem parte do seu plano de carreira, porém não fique focada somente nelas. Parta para a ação! Coloque todos os seus objetivos profissionais em prática e lute para conquistá-los.

8. Trabalhe focada e melhor

Tem gente que acredita que o bom profissional é aquele que trabalha muito, principalmente fazendo horas extras. Se você consegue fazer o mesmo que os demais profissionais ou até ir além, porém dentro do horário do expediente, consegue se destacar como alguém que trabalha mais focada e melhor.

9. Seja autêntica

O seu empoderamento no ambiente de trabalho deve te proporcionar a mesma satisfação que na vida pessoal. Você não precisa ser duas pessoas diferentes. Seja autêntica tanto no ambiente de trabalho quanto em casa ou na rua. Conheça outras mulheres em grupos de networkingfortalecendo relações dentro e fora da empresa.

10. Não tenha medo de dizer não

O medo da empresa não compreender as suas exigências pode te deixar em uma situação delicada onde a palavra “não” significa o fim do caminho rumo ao sucesso profissional. A questão é que você é uma mulher que busca o seu empoderamento e tem suas próprias necessidades, portanto posicione-se diante das solicitações da empresa e, quando for necessário, saiba dizer “não”.

O empoderamento da mulher começa dentro de cada uma de nós. Ser empoderada é o melhor caminho para alcançar os objetivos e a autorrealização. Por meio dessas ações, você alcançará grandes mudanças na sua vida!

Deixe o seu comentário e nos conte qual das atitudes acima você adota no seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *